Antes mesmo da abertura oficial da Exposição-Feira Agropecuária de Roraima (Expoferr) 2024, o Hackathon Agrotech deu início às atividades de inovação. A maratona de 32 horas, que acontece desde terça-feira (5/11) no Hub Roraima Innovation, reúne seis equipes competindo para desenvolver soluções tecnológicas para o tema “Monitoramento, Notificação e Alerta de Pragas Quarentenárias”. O objetivo é fortalecer o setor agro de Roraima com estratégias inovadoras.
O presidente do Sebrae/RR e do Sistema Faerr/Senar-RR/OCB, Silvio de Carvalho, ressaltou o compromisso da instituição com o agronegócio no estado. “Grandes dificuldades são para grandes mentes”, afirmou, destacando o apoio total do Sebrae e dos sistemas parceiros na Expoferr, que ofereceram toda a estrutura necessária para impulsionar o agronegócio local. “Com a nova diretoria, intensificamos nosso foco no agronegócio, com parcerias que incluem a Agência de Defesa Agropecuária de Roraima (ADERR), beneficiando pequenos e médios produtores rurais com inovações tecnológicas que melhoram a vigilância sanitária contra pragas quarentenárias”, explicou.
Reginaldo Rubhi Braga Gonçalves, da Coordenadoria de Indústria Criativa e Inovação Sustentável (CICI), da Secretaria de Agricultura, Desenvolvimento e Inovação (Seadi), explicou que o Hackathon foi cuidadosamente planejado em colaboração com a Embrapa, o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), produtores rurais, técnicos e empresários. “Inovação é uma atividade transversal. Profissionais de tecnologia têm o conhecimento técnico, mas é essencial trabalhar em parceria com os produtores que enfrentam os problemas reais. Este Hackathon, com o tema ‘Monitoramento, Notificação e Alerta de Pragas Quarentenárias’, desafia os times a buscarem uma solução de impacto coletivo. A ideia é que a solução desenvolvida em Roraima possa beneficiar o Brasil inteiro”, enfatizou Rubhi, ao destacar que foram 88 inscrições, divididas em 19 equipes de jovens preocupados e motivados com o desenvolvimento agropecuário de toda a região Norte.
O Hackathon Agrotech oferece mais de R$ 12 mil em prêmios, incluindo tokens, para as startups vencedoras, incentivando o desenvolvimento contínuo de soluções no setor.
Outros eventos em destaque na Expoferr 2024
Além do Hackathon, o Cacau Day promete atrair a atenção dos produtores de cacau com palestras, histórias de sucesso e o lançamento do Diagnóstico do Cacau, bem como o site do projeto Cacau Amazônia.
O Agrostart, promovido pela Faerr e pelo Sebrae, reunirá startups focadas no agronegócio, como a Ceres Agrointeligência e a Agrosmart, que apresentarão suas soluções inovadoras a representantes de cooperativas locais, fortalecendo o ecossistema de inovação no agronegócio em Roraima.
Texto e Fotos: Conceição Melquíades