Expoagro 2021: Sepror realiza workshop sobre o Garantia Safra

O Governo do Amazonas, por meio da Sepror (Secretaria de Estado de Produção Rural), em parceria com o Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) realizou, nesta sexta-feira (10/12), um workshop virtual sobre o Garantia Safra.

O evento faz parte da programação da 43ª Expoagro (Exposição Agropecuária do Amazonas) e foi realizado com transmissão ao vivo pelo Zoom.

O Garantia Safra é um programa do Governo Federal, coordenado no Amazonas pela Sepror. O objetivo da iniciativa é beneficiar agricultores familiares que sofreram perdas severas da safra em razão de fenômenos climáticos.

O coordenador estadual do Garantia Safra no Amazonas, Heitor Liberato Júnior, afirma que o workshop tem como propósito esclarecer os produtores sobre o programa.

 

“O workshop do Garantia Safra é justamente uma atividade para esclarecer aos produtores familiares, aos atores que irão operacionalizar o programa em todos os municípios. Mostrar como o programa ocorre, como os produtores vão poder aderir, com todas as informações e os benefícios do programa”, comentou.

Na ocasião, foram abordados os fundamentos do Programa Garantia Safra; os passos para implementação (inscrição, seleção, adesão e homologação); análise de perda e o processo de avaliação para os municípios amazonenses; análise de perda e o levantamento sistemático da produção agrícola; e Comissão de Avaliação de Perdas – Verificação e Análise.

Valdenor Cardoso ressaltou a adesão do Governo do Amazonas ao programa. “No momento em que o Governo do Amazonas adere a esse programa de proteção rural dos produtores familiares e não familiares, coordenado pela Sepror, isso é mais uma garantia e estímulo ao produtor”, assinalou o diretor-presidente do Idam.

O Garantia Safra tem como beneficiários os agricultores que possuem renda familiar mensal de, no máximo, um e meio (1,5) salário-mínimo e que plantam entre 0,6 e 5 hectares de feijão, milho, arroz, mandioca, algodão, quando tiverem perdas de produção superiores a 50%.

O programa tem como objetivo garantir condições mínimas de sobrevivência aos agricultores familiares de municípios sujeitos a perda severa de safra, ocasionada por estiagem ou cheia.

A abertura do evento ocorreu no estúdio da TV Encontro das Águas, e contou com a participação do coordenador estadual do Programa Garantia Safra, Heitor Liberato; do diretor-presidente  do Idam (Instituto de Desenvolvimento Agropecuário Florestal e Sustentável do Amazonas), Valdenor Cardoso; do superintendente Federal da Agricultura no Amazonas (SFA/Am), Guilherme Pessoa; e do chefe-geral da Embrapa Amazônia Ocidental,  Everton Rabelo Cordeiro.

 

*Com informações da assessoria Fotos: Emerson Martins/Sepror

Post Author: Bruna Oliveira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *