O projeto Amazônia Conectada foi apresentado pelo Chefe do Centro Integrado de Telemática do Exército (CITEX), Gen Bda Barbosa, nesta quinta-feira (14), em Belém. As discussões integram a programação do INOVAtic Feira de Negócios e Congresso, realizado na capital paraense e prestigiado por empresários do setor de Tecnologia da Informação e Comunicação, pesquisadores e estudantes da área.
Criado em 2015, o projeto conecta cidades da região amazônica, por meio de cabos de fibra óptica subfluviais. Organizado de forma interministerial e conduzido pelo Exército Brasileiro, o projeto já registra o lançamento de cerca de 2 mil km de fibra óptica e dez cidades interligadas.
“A grande inovação é fazer a conexão entre as cidades a partir das fibras ópticas subfluviais. Isso é uma tecnologia pouco conhecida no mundo, um grande desafio tecnológico que o Exército superou para tornar isso uma realidade. Isso trouxe nova dinâmica no comando e controle da região e permitiu que a gente tivesse uma rede operacional de defesa muito mais eficiente”, destacou o general.
O Chefe do CITEX destacou que o projeto tem ainda mais valor agregado ao considerar o conhecimento tradicional das populações amazônicas. “O conhecimento do povo da região é essencial para a gente. Não tem outra forma de acontecer”, destacou.
Entre os benefícios, o projeto possibilita a inclusão digital, o acesso a teleconsultas, e facilita ainda ensino a distância e a rede de atendimento digital ao cidadão.
Com discussões sobre o avanço da internet na Amazônia, o INOVAtic
segue até hoje (15), no Centur – Centro Cultural e Turístico Tancredo Neves.
*com informações da assessoria