Exército e comunidade indígena mantém viva tradição de Rondon

O Comandante Militar da Amazônia, General Costa Neves, deslocou-se até a comunidade indígena Ticoça, a cerca de 300 km de Boa Vista (RR), para encontrar-se com a Sra Avelina Melchior, atual detentora do sabre do Marechal Rondon.

Ao desbravar o extremo norte brasileiro, o Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon esteve presente na comunidade, onde foi muito bem recebido e permaneceu por bastante tempo. Os indígenas, exímios conhecedores locais, guiaram Rondon pelas serras da região em sua missão de desbravar o território e inspecionar as fronteiras entre as décadas de 1920 e 1930.

 

Em agradecimento, Rondon entregou seu sabre ao Tuxaua da Comunidade, Lauro Melchior. Lauro passou o sabre a seu filho, que o passou para a Sra Avelina, de 104 anos, que mantém viva a imagem amistosa e agregadora do Marechal Rondon, a quem ela conheceu quando ainda era criança.

Durante a visita, o Comandante Militar da Amazônia entregou uma lembrança às lideranças da Comunidade, reafirmando o compromisso histórico do Exército com a manutenção da soberania nacional naquela porção do território brasileiro.

 

Post Author: Beatriz Costa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *