
O Exército Brasileiro, por meio do Comando Militar da Amazônia (CMA) realizou nesta quarta-feira (29) a solenidade de encerramento da 2ª Conferência Multilateral de Fronteira (2ª CMF), que ocorreu entre os dias 28 e 29 de Setembro, na cidade de Manaus. A próxima conferência será realizada ano que vem, no Peru.
A cerimônia foi realizada no Campo de Parada Coronel Jorge Teixeira e contou com a presença de autoridades das Forças Armadas do Brasil e de outras cinco nações. O Comandante do Exército Brasileiro, General Paulo Sérgio de Oliveira esteve presente e presidiu a formatura militar que demonstrou o apronto operacional em material e pessoal das tropas do CMA.
A formatura teve início com a tradicional prestação das honras militares das tropas ao Comandante do Exército Brasileiro e seguiu com a tropa perfilada entoando a Oração do Guerreiro de Selva e a Canção do Exército Brasileiro.
Em um gesto de amizade com as nações amigas, o General Paulo Sérgio de Oliveira e o Comandante Militar da Amazônia, General de Exército Achilles Furlan, presentearam os membros da comitiva de participantes da 2ª CMF com recordações do CMA.
Tomando a palavra, o General Paulo Sérgio agradeceu a presença das autoridades e citou a importância da Conferência para as relações diplomáticas com os países que fazem fronteira com o Brasil e outros.
“É uma oportunidade para compartilhar informações e experiências de quem vive na fronteira amazônica. Oportunidade para atualizar a conjuntura em nossas áreas de fronteira. Para compartilhar lições aprendidas e experiências vividas por esses exércitos que se preocupam com suas fronteiras. E reforçar, cada vez mais, os laços de amizade e fraternidade, que existem entre o Brasil e o Exército Brasileiro com nossas nações amigas “, citou o comandante do Exército brasileiro em discurso.



Logo após a declaração do Comandante do Exército, as tropas do CMA prestarem continência às autoridades por meio de um imponente desfile militar, na tradição dos guerreiros de selva.
O Comandante do Exército do Peru, General José Alberto Vizcarra, agradeceu a recepção do Exército brasileiro e mostrou otimismo para a realização da 3ª Conferência Multilateral de Fronteira em Terras Peruanas.
“Quero prestar os agradecimentos de todo o Exército do Peru, por essa excelente despedida e pela excelente Conferência Multilateral de Fronteiras aqui em Manaus em 2021. É uma grande honra estar aqui, principalmente, por conta da cordialidade dos brasileiros, característica conhecida em todo o mundo.” destacou.
O general peruano salientou a responsabilidade e compromisso de assumir a terceira conferência que ocorrerá no próximo ano. “Já começamos a organizar o plano correspondente, para manter o nível e atender as expectativas com base nesta excelente conferência que tivemos hoje. Definitivamente escutamos as queixas e nos demos conta que existem algumas questões que necessitam de um tratamento mais específico com as autoridades civil e militar”.
Vizcarra destacou que ainda não foi definido o lugar exato onde ocorrerá o evento,” porém, muito provavelmente, será realizado em uma cidade de fronteira”, declarou.

A 1ª Conferência Multilateral de Fronteira foi realizada em 2019 na Colômbia e iniciou discussões que tiveram prosseguimento nesta segunda edição, que foi realizada quase dois anos depois por conta da pandemia do Coronavírus. Foram levantadas nas reuniões diversas questões como a proteção das fronteiras, as estratégias de defesa de cada nação e possíveis programas de cooperação entre os países vizinhos. Estiveram na Conferência autoridades militares do Brasil, Colômbia, Equador, Estados Unidos da América, Peru e Panamá.
O Comandante Militar da Amazônia destacou a importância do evento para as tropas do CMA e para a defesa da Amazônia brasileira.

“Foi uma honra para o Comando Militar da Amazônia poder sediar essa edição. A gente vai irradiar daqui todos esses ensinamentos que o General Paulo Sérgio falou. Essas experiências que foram trocadas serão transformadas em procedimento padrão e a gente vai fazer com que tudo isso chegue a todos os pelotões especiais de fronteira e todas as brigadas que têm a responsabilidade de defesa das fronteiras” explicou. Destacou também que “esse tipo de relacionamento militar facilita conhecermos o homem que está do outro lado da fronteira, que também enfrenta problemas semelhantes e com esse relacionamento bem feito, todos os problemas podem ser resolvidos com o mínimo de atrito possível.” finalizou o general Furlan.

Depois da solenidade, as autoridades foram levadas para conhecer os pontos estratégicos do Exército em Manaus, como as bases de instrução do CIGS, o Distrito Industrial mostrando a capacidade econômica do Estado do Amazonas e o CMA e outras unidades do complexo militar da Ponta Negra.

Amazônia Conectada

Em entrevista, o Comandante do Exército Paulo Sérgio de Oliveira demonstrou felicidade ao falar sobre a chegada dos cabos de fibra óptica ao município amazonense de São Gabriel da Cachoeira:
“Nós estamos quase concluindo o Amazônia Conectada, projeto que começou lá em 2015 […] e ontem (28/09) chegamos com os cabos de fibra óptica a São Gabriel da Cachoeira, passando por toda a calha do Rio Negro. No Solimões já chegamos em Tefé e vamos possibilitar às nossas populações ribeirinhas, nossos indígenas, nossas cidades interioranas do Amazonas, a internet de qualidade.”

“Hoje em dia com internet de qualidade nós temos melhorias na saúde, na educação, na segurança pública, na defesa da pátria para as forças armadas. É um marco para a Amazônia a conclusão parcial do projeto Amazônia Conectada. A gente vai conseguir totalmente quando chegarmos à Tabatinga, isso deve acontecer nos próximos anos, talvez até o final do ano que vem.”, finalizou de forma otimista o comandante do Exército brasileiro.
Fonte: Comando Militar da Amazônia;
Fotos: Reprodução/ CMA.