Exército Brasileiro e a soberania nacional – ação integrada na proteção da Terra Indígena Vale do Javari

peração integrada na faixa de fronteira nas proximidades da Terra Indígena do Vale do Javari

Em uma das regiões mais remotas e estratégicas da Amazônia, o Comando de Fronteira Solimões/8º Batalhão de Infantaria de Selva, em operação interagências com a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (FUNAI) e a Polícia Militar do Estado do Amazonas, atuou na Base Ituí-Itaquaí, localizada na Terra Indígena Vale do Javari. A ação reafirma a presença do Estado Brasileiro na faixa de fronteira e fortalece a proteção dos povos originários por meio da cooperação entre diferentes instituições.

A operação demonstra o comprometimento do Estado com a defesa da soberania nacional e a preservação ambiental, numa área de alta sensibilidade e importância geopolítica. A atuação coordenada contribui para desencorajar práticas ilícitas e reforça a segurança na região, assegurando que a lei e a ordem alcancem até os pontos mais isolados da Amazônia.

Com cerca de 85.445 km² — maior que a Áustria —, a Terra Indígena Vale do Javari abriga aproximadamente 6.317 indígenas aldeados, de 26 etnias distintas, além de mais de 2.000 indivíduos isolados, constituindo a maior concentração de povos não contatados do planeta.

Post Author: Beatriz Costa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *