peração integrada na faixa de fronteira nas proximidades da Terra Indígena do Vale do Javari
Em uma das regiões mais remotas e estratégicas da Amazônia, o Comando de Fronteira Solimões/8º Batalhão de Infantaria de Selva, em operação interagências com a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (FUNAI) e a Polícia Militar do Estado do Amazonas, atuou na Base Ituí-Itaquaí, localizada na Terra Indígena Vale do Javari. A ação reafirma a presença do Estado Brasileiro na faixa de fronteira e fortalece a proteção dos povos originários por meio da cooperação entre diferentes instituições.
A operação demonstra o comprometimento do Estado com a defesa da soberania nacional e a preservação ambiental, numa área de alta sensibilidade e importância geopolítica. A atuação coordenada contribui para desencorajar práticas ilícitas e reforça a segurança na região, assegurando que a lei e a ordem alcancem até os pontos mais isolados da Amazônia.
Com cerca de 85.445 km² — maior que a Áustria —, a Terra Indígena Vale do Javari abriga aproximadamente 6.317 indígenas aldeados, de 26 etnias distintas, além de mais de 2.000 indivíduos isolados, constituindo a maior concentração de povos não contatados do planeta.