Exército apreende 927 quilos de entorpecentes na Selva Amazônica

Tabatinga (AM) – O Exército Brasileiro apreendeu 927 kg de maconha, do tipo skunk, transportada pelo rio Japurá (AM), no dia 7 de dezembro. A apreensão foi realizada na Operação Escudo, um desdobramento da Operação Ágata, do Ministério da Defesa, com foco no combate a crimes na área de fronteira.

A apreensão da droga foi conduzida pelo 3º Pelotão Especial de Fronteira, em conjunto com o 17° Batalhão de Infantaria de Selva. Após a apreensão, o 4º Batalhão de Aviação do Exército, sediado em Manaus, enviou um helicóptero HM-1 Pantera para o local, juntamente com uma equipe da Polícia Federal, que realizou perícia para identificar a substância entorpecente.

A carga apreendida foi pesada e avaliada em torno de 19 milhões de reais. A Polícia Federal e o Exército incineraram a droga no local.

Mais apreensões

Vila Bittencourt (AM) – A 16ª Brigada de Infantaria de Selva, em cumprimento às suas atribuições, emprega rotineiramente seus Pelotões Especiais de Fronteira em atividades de reconhecimento, vigilância e monitoramento da faixa de fronteira sob sua responsabilidade. A constante mobilidade de tropas na região marca a presença soberana do Brasil em seus limites, garantindo a inviolabilidade e a integridade do território. As ações contra crimes transfronteiriços e ambientais, por sua vez, cooperam ativamente com a preservação do patrimônio biocultural da Amazônia, além de impactar positivamente a segurança pública nos grandes centros urbanos, resultado direto do combate ao narcotráfico.


O Comando de Fronteira Solimões / 8º Batalhão de Infantaria de Selva (CFSol / 8º BIS) é a Unidade Operacional da “Brigada das Missões” que enquadra quatro Pelotões Especiais de Fronteira. Sediado na cidade de Tabatinga-AM, o “Batalhão Forte São Francisco Xavier” herdou a missão da instalação militar do período colonial que lhe dá sua designação histórica, a saber, a demarcação da fronteira noroeste do Brasil e a defesa do território.


O CFSol / 8º BIS desdobra seus Pelotões Especiais de Fronteira nas seguintes localidades: Palmeiras do Javari, Ipiranga, Vila Bittencourt e Estirão do Equador. Os militares que lá servem exercem diuturnamente a função de “sentinelas da pátria”, seja pelo compromisso com o cumprimento de sua missão, seja pela austeridade de sua conduta coercitiva e dissuasória.


Somente em 2022, o 3º Pelotão Especial de Fronteira (3º PEF), sediado na localidade de Vila Bittencourt, município de Japurá – AM, realizou a apreensão de mais de 3,5 toneladas de “skunk”, droga que utiliza o mesmo princípio ativo da maconha (THC: Tetra-Hidro-Canabinol) e de maior poder entorpecente.

Ressalta-se a mais recente apreensão, realizada no dia 7 de dezembro de 2022. Por volta das 03:00h, militares do 17º Batalhão de Infantaria de Selva, força de pronta-resposta da “Brigada das Missões” que desde outubro reforçam as ações desenvolvidas naquela localidade, realizaram a apreensão de 941Kg daquele entorpecente.

Na ocasião os militares mobilizavam um Posto de Bloqueio e Controle de vias Fluviais, e se valeram de equipamentos óticos para identificação das embarcações que transportavam a droga.


A 16ª Brigada de Infantaria de Selva reforça a legalidade de suas ações na faixa de fronteira. Esclarece, também, que o material apreendido foi encaminhado à Polícia Federal, agência de grande importância para o cumprimento da missão constitucional do Exército Brasileiro na faixa de fronteira.

*com informações da assessoria 

Post Author: Bruna Oliveira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *