Ex-Primeiro-Ministro e Embaixador da França visitam as instalações do PROSUB

A Marinha do Brasil recebeu, na última quarta-feira (12), uma comitiva de autoridades francesas no Complexo Naval de Itaguaí (RJ).  Liderado pelo Prefeito de Le Havre e ex-Primeiro-Ministro da França, Édouard Philippe, e pelo embaixador da França no Brasil, Emmanuel Lenain, o grupo conheceu de perto as instalações do Programa de Desenvolvimento de Submarinos (PROSUB).

O Diretor-Geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha (DGDNTM), Almirante de Esquadra Alexandre Rabello de Faria, e o  Coordenador-Geral do Programa de Desenvolvimento de Submarino com Propulsão Nuclear, Vice-Almirante (da reserva) Humberto Caldas da Silveira Junior, receberam os visitantes e apresentaram os mais recentes avanços do programa.

“O PROSUB é o maior programa brasileiro já realizado em termos de tecnologia e defesa. Além de contribuir para fortalecer a capacidade de dissuasão estratégica do País, ele tem despertado grande interesse das Marinhas Amigas”, ressaltou o Almirante de Esquadra Rabello.

Em seguida, a comitiva conheceu o Submarino “Humaitá”, entregue ao setor operativo da Força em 12 de janeiro de 2024, um dos mais recentes marcos da parceria estratégica entre Brasil e França no setor de defesa.

O evento também contou com a participação de representantes da Itaguaí Construções Navais (ICN). O Diretor-Técnico Presidente da ICN, Renaud Poyet, afirmou que a visita demonstra e fortalece as relações entre o Brasil e a França, além de reforçar o interesse do meio político pelas nossas conquistas industriais. “Graças à transferência de tecnologia por meio do Naval Group, somos hoje, o único estaleiro de construção de submarinos da América do Sul e,  futuramente, com a capacidade de construir o Submarino Nuclear Convencionalmente Armado  ‘Álvaro Alberto’”.

Além dos marcantes resultados da parceria estratégica entre os dois países para a Defesa Nacional brasileira, a execução do PROSUB tem impulsionado o desenvolvimento tecnológico e industrial no Brasil, resultando em impactos sociais positivos para a sociedade.

Fonte: Agência Marinha de Notícias
Acesse: https://www.agencia.marinha.mil.br/

Post Author: Bruna Oliveira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *