Ex-comandante da 8ª Região Militar em Belém, General Miranda Filho é o próximo do Force Commander em missão de Paz da ONU no Congo

O General de Divisão Otávio Rodrigues de Miranda Filho,ex-comandante da 8ª Região Militar, em Belém, vai comandar a Missão de Estabilização das Nações Unidas na República Democrática do Congo (MONUSCO), em substituição ao General de Divisão Marcos de Sá Affonso da Costa.

Serão dois anos à frente da MONUSCO, que é considerada a maior missão de paz da ONU no mundo. A República Democrática do Congo sofre, há décadas, com os conflitos armados que causam sofrimento humano alarmante. É uma situação real de combate. Sob o comando do General Miranda Filho, serão cerca de 15 mil homens e mulheres, dentre eles, seis oficiais-generais de países estrangeiros, sendo 3 deles de países nucleares (Índia, Paquistão e França).

“A missão de force commander é a mais complexa que irei executar até aqui ao longo da minha carreira militar. Terei como principais desafios: dar continuidade a implementação do mandato que tem como foco principal a proteção de civis; dar combate ao M23, que é o principal movimento rebelde naquele país; e dar todo o suporte em termos de segurança e apoio logístico para que o pleito eleitoral, previsto para dezembro deste ano, aconteça dentro de um ambiente de tranquilidade e de paz para o povo congolês. E como objetivo permanente, continuar garantindo a segurança das tropas da ONU que estão desdobradas naquele país”, destacou o comandante.

Com mais de 40 anos de serviço, o General Miranda Filho foi escolhido pelo Secretário-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) ao cargo. Ele já havia integrado uma missão de paz da ONU (a UNMIS, no Sudão do Sul), como observador militar e integrante do Estado-Maior.Além disso, carrega no currículo cinco anos de experiência em ambiente de Selva, o que acredita ter pesado na escolha. “O ambiente operacional do Congo guarda algumas similaridades em relação ao ambiente da Amazônia. Além de ser selva, lá existem muitos crimes ambientais, exploração ilegal de minérios como aqui também. Então, não tenho nenhuma dúvida de que as experiências aqui adquiridas favorecerão nas decisões que terei que tomar em termos operacionais e logísticos como force commander”.

A República Democrática do Congo (RDC), localizada na região central do continente africano, possui sérios problemas sociais, bem como diversos conflitos armados. Apesar de ser um dos maiores países do mundo em extensão territorial e de possuir muitas riquezas naturais, seu índice de desenvolvimento humano é muito baixo – já o de mortalidade infantil é muito alto.

Nesta quinta-feira, dia 12, o General Miranda Filho passa o comando da 8ª Região Militar ao General de DivisãoAlcio Alvez Almeida e Costa. O General Miranda Filhoassumirá a nova função em março de 2023. Desde abril de 2013, é a quinta vez que a MONUSCO conta com um comandante brasileiro. “Como brasileiro e oficial, é uma grande honra ter a oportunidade de representar o Brasil nesta difícil, desafiadora e complexa missão. Parto com uma equipe selecionada com a melhor das expectativas de que tudo vai dar certo e poderei levar um pouco mais de tranquilidade e de paz para a população sofrida da República Democrática do Congo”, concluiu.

 

*com informações da assessoria 

Post Author: Bruna Oliveira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *