Belém (PA) – Nesta segunda-feira (18), o General de Brigada Jorge Luiz Abreu O’ De Almeida, titular da Diretoria de Patrimônio Imobiliário e Meio Ambiente do Exército Brasileiro (DPIMA) foi convidado para fazer parte da Mesa Redonda “Transição Energética – Fontes Renováveis e Produção de Hidrogênio”, na Assembleia Legislativa do Estado do Pará (ALEPA).
O evento foi requerido pelo Deputado Federal Raimundo Santos, integrante da Comissão Especial de Transição Energética e Produção de Hidrogênio Verde. O convite para integrar o Exército à atividade surgiu a partir de uma visita institucional ao Comando Militar do Norte.
Esta Mesa Redonda tem como objetivo a busca de soluções para intensificar a preservação ambiental, além de fomentar a eficiência energética, visto que a Amazônia possui um potencial para a produção e exportação de hidrogênio verde devido as vantagens competitivas naturais, com uma rica biodiversidade. Destaque ainda para o imenso potencial de recursos hídricos, contando com duas das três maiores hidrelétricas do Brasil: a de Tucuruí, no rio Tocantins, e a de Belo Monte, no rio Xingu.
Durante os debates, o Gen O’ De Almeida apresentou os projetos e boas práticas que o Exército desenvolve em todo o Brasil como uma instituição comprometida com a preservação do meio ambiente. “Uma das práticas é o investimento em usinas fotovoltaicas, onde já estão operando em três Organizações Militares: Roraima, Amazonas e Pará. E nesses lugares conseguimos diminuir custos com a utilização de diesel para abastecer os geradores que eram utilizados para o fornecimento de energia elétrica. Além disso, as usinas promovem benefícios às famílias militares que moram em áreas isoladas, como em Tiriós, fronteira no extremo norte do Pará com o Suriname, por exemplo. Tudo isso com a geração de uma energia limpa, sem ônus para o meio ambiente”, destacou.
Para este ano, o Exército ainda lançou o Projeto “Uma árvore para cada soldado”, que visa o plantio de mudas por todas as Organizações Militares, como forma de divulgar a mentalidade de preservação ambiental do Exército Brasileiro. Desde o início do ano, já foram plantadas um pouco mais de 63 mil mudas, a meta até dezembro é de 213 mil.
O Presidente da Comissão Especial de Transição Energética e Produção de Hidrogênio Verde, Deputado Federal Arnaldo Jardim, pretende levar as discussões à Brasília para a elaboração de políticas públicas que resultem em benefícios ao meio ambiente.
*com informações da assessoria