Este ano completam 80 anos de Romaria de Medianeira, que reúne milhares de fiéis em Santa Maria – RS

Serão três dias  de atividades na cidade de Santa Maria, na qual reúne milhares de fiéis, teremos atividades de 10 a 12 de novembro, sendo que a procissão será no domingo.

O reitor da Basílica de Medianeira, padre Cristiano Quatrim, ressalta que a fé é o que leva as pessoas até o santuário. A procissão, como tradicionalmente ocorre, sai às 8h 30 min de domingo da Catedral Metropolitana, percorrendo cerca de dois quilômetros até a Basílica de Medianeira.

Um pouco da história de Medianeira:                  

 

1910

Em 15 de outubro de 1910 foi criada a Diocese de Santa Maria- RS.

 

1928

Em fevereiro de 1928, chega à Santa Maria -RS, o grande incentivador e iniciador da DEVOÇÃO À MEDIANEIRA, Fráter Ignácio Rafael Valle. O Fráter nasceu em Nova Trento – SC, em 22/09/1902 e faleceu em 28/05/1982, na cidade de Porto Alegre – RS. Chegou em Santa Maria com apenas 26 anos e embora ainda não fosse padre, veio para fazer o seu estágio como professor e prefeito dos alunos no Seminário São José. 

Quando jovem, Valle sofreu com uma grave doença e foi então que ele fez uma promessa: dar e conhecer Nossa Senhora, especialmente, com o título de MEDIANEIRA DE TODAS AS GRAÇAS.

 

1929

Em 1929, o Papa Pio Xl concedeu a Diocese de Santa Maria o privilégio de poder realizar a Festa de Nossa Senhora Medianeira, com missa própria. Assim que o Papa Pio XI concedeu esse direito, o Fráter mandou vir da Bélgica um “santinho” com a imagem da Medianeira.

 

1930

24/05/1930

Assim que o “santinho” com a imagem de Nossa Senhora Medianeira chegou, Valle pediu para que Ida Stefani pintasse a imagem. Ida aceitou o pedido e enviou por trem o quadro da Medianeira. Valle o recebeu na Estação Ferroviária de Santa Maria.

 

 

31/05/1930

Foi realizada a PRIMEIRA FESTA DA MEDIANEIRA, na capela do Seminário São José, em âmbito diocesano. Durante a festa, foi inaugurado o primeiro quadro da Medianeira e também foi executado pela primeira vez o Hino Oficial com letra e autoria de Dom Aquino Corrêa e música de Pe. Jorge Zanchi. 

Durante o sermão festivo, Fráter Valle falou sobre graças já concedidas por Nossa Senhora. Ao final da missa, ofereceram doces e soltaram balões como forma de comemoração e agradecimento.

O grande sonho do Fráter era a construção do Santuário da Medianeira.                

05/09/1930

A cidade de Santa Maria-RS estava ameaçada pela Revolução, foi então que cerca de 30 mulheres organizaram uma Romaria para pedir proteção para a cidade. O povo recorreu à Medianeira, suas preces foram ouvidas e em 24/09/1930 terminou a revolução e nenhuma arma foi disparada na cidade.

14/09/1930

Realizou-se a PRIMEIRA ROMARIA DIOCESANA. Aproximadamente mil pessoas fizeram a procissão. Hoje, a Romaria recebe mais de 400 mil fiéis.

 

                    

1931

Fráter Valle foi embora de Santa Maria para que pudesse concluir seus estudos e ordenar-se sacerdote jesuíta. Porém, a sua missão com Medianeira permaneceu. Ele vinha para as romarias, incentivava cada vez mais as pessoas a terem devoção a Nossa Senhora e até organizava excursões para trazer romeiros a Santa Maria.

Ele chegou a viajar para o exterior com a finalidade de levar ao Papa Pio Xll pedidos para a definição dogmática de Mediação Universal de Maria Santíssima.  Durante o encontro com o Papa, Valle o presenteou com um paramento pintado com a imagem de Nossa Senhora Medianeira e posteriormente recebeu uma fotografia na qual o papa estava usando o paramento.

Fotos: Arquivo histórico da Basílica da Medianeira

É importante salientarmos que os círculos Operários exerceram uma importância muito grande na consolidação da Devoção à N. Sra. Medianeira, pois durante os primeiros 15 anos de romaria, foram eles os organizadores.

 

 

1935

Em 15/08/1935, o 3° Bispo de Santa Maria, Dom Antônio Reis, permite a CONSTRUÇÃO DO SANTUÁRIO, lançando a Pedra Fundamental.

1942

Em 25 de Outubro de 1942, Dom João Becker, Arcebispo Metropolitano de Porto Alegre proferiu a declaração de que NOSSA SENHORA MEDIANEIRA É A PADROEIRA DO RIO GRANDE DO SUL, em nome de todos os bispos da Província Eclesiásticas do Rio Grande do Sul.

 

1943

Em 12/12/1943 é realizada a 1 ª ROMARIA ESTADUAL, por iniciativa de Dom Antônio Reis, o qual ficou conhecido como “O Bispo da Medianeira.”

 

1962

Em 31/05/1962 Consagração de Santa Maria à Medianeira.

 

 

1969

Dom Luiz Victor Sartori, na época Bispo Diocesano, organizou a Comissão PRÓ-CONSTRUÇÃO DO SANTUÁRIO E DO ALTAR MONUMENTO.

 

1974

Em 21/04/1974, toma posse como Bispo Diocesano Dom Ivo Lorscheiter. Dom Ivo juntamente com a Comissão Central lideraram a conclusão do ALTAR MONUMENTO E SANTUÁRIO-BASÍLICA.

 

1975

Por ocasião da 32° Romaria Estadual, houve a INAUGURAÇÃO DO ALTAR MONUMENTO, realizada por Dom Albino Luciani, Cardeal Patriarca de Veneza, que em 1978 tornou-se o Papa João Paulo I, que teve um dos mais breves Pontificados da História: Apenas 33 dias.

1985

Em 15 de agosto de 1985, houve a INAUGURAÇÃO OFICIAL DO SANTUÁRIO, por Dom Carlos Furno, Núncio Apostólico do Brasil, com a presença dos Bispos Gaúchos.

 

Escritora

Márcia Ximenes Nunes Chaiben

Post Author: Márcia Ximenes Nunes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *