Estamos na semana do Dia Internacional da Mulher, sendo que todos os dias são de lutas e de glórias

No dia 8 de março de 1857, as mulheres que trabalhavam em uma fábrica de tecidos na cidade de Nova Iorque, elas fizeram uma greve em busca de redução de carga de trabalho, equiparação de salários, e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho. Essa manifestação foi reprimida com total violência. Essas mulheres foram trancadas dentro da fábrica que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas num ato completamente desumano.

“Mulher…

Que sejas sempre lembrada,

não apenas por um dia,          

mas no dia a dia.

Que sejas festejada,

não por convenção,

mas pelo seu valor,

sua força, seu coração.

Que sejas respeitada

com todo o carinho

e todo amor,

hoje e sempre!

(Valéria Milanês)

 

Conheça algumas mulheres que fizeram parte da nossa história, sempre com muita garra, dedicação, inteligência, serenidade e heroínas do seu tempo.

ANITA GARIBALDI             

Anita foi uma grande revolucionária brasileira, conhecida pela sua participação na Revolução Farroupilha no Rio Grande do Sul, na qual durou 10 anos de lutas e no processo da unificação da Itália, junto com seu esposo e revolucionário p italiano Giuseppe Garibaldi.

Ela nasceu em Laguna no Estado de Santa Catarina, no ano de 1821 e faleceu muito nova em 1849.

A “Heroína dos Dois Mundos”, recebeu este título por ter participado no Brasil e na Itália de diversas batalhas na Guerra dos Farrapos, na Batalha dos Curitibanos e na Batalha de Gianicolo, na Itália.

 

CLARICE LISPECTOR

Clarice nasceu em Chechelnyk, na Ucrânia no ano de 1920 e veio a falecer em 1977. Uma escritora e jornalista brasileira, autora de romances, contos e ensaios, é considerada uma das escritoras brasileiras mais importante do século XX. Suas obras são repletas de cenas cotidianas simples e tramas psicológicas.

Ela nasceu em uma família judaica russa que perdeu suas rendas com a Guerra Civil Russa e se viu obrigada a emigrarem em decorrência da perseguição ao judeus, onde resultou em inúmeros extermínios em massa. Dizia não ter nenhuma ligação com a Ucrânia: “Naquela terra eu literalmente nunca pisei, fui carregada de colo, e que sua verdadeira pátria era o Brasil.

 

ADA ROGATO                                                                  

Ada foi uma pioneira da aviação no Brasil, foi a primeira mulher a obter licença como paraquedista, a primeira volovelista (prática de voo sem motor) e a terceira a se brevetar (acrobacias) em avião. Se destacou pelas acrobacias aéreas e foi a primeira piloto agrícola do país. Nascida em 1910 na cidade de São Paulo.

Participou de prova de paraquedismo noturno e pilotou um avião cessna por todo o continente americano, avião de sua propriedade. Foi campeã paulista de paraquedismo e executou 105 saltos. Como aviadora percorreu ao redor de 5000 horas de voos e foi a primeira mulher a solar em planador no Brasil. Planador é uma aeronave sem motor, mais densa que o ar e com uma configuração aerodinâmica semelhante a de um avião.

CLEMENTINA DE JESUS DA SILVA                           

Clementina também era conhecida como Tina ou Quelé, foi uma cantora brasileira. Deixou um grande legado no resgate dos cantos negros tradicionais e na popularização do samba, além de ser vista como um importante elo entre a cultura do Brasil e da África, ela nasceu em 1901 e faleceu em 1987.

 

“E, ser você me achar esquisita, respeite também. Até eu fui obrigada a me respeitar.”

(Clarice Lispector)

Escritora

Márcia Ximenes Nunes Chaiben

Post Author: Márcia Ximenes Nunes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *