Aqui do Rio Grande do Sul o gaúcho já levanta de camisa térmica, meia de lã, blusão, casaco, uma calça grossa, bota, mantinha no pescoço, touca, luvas, não tem mais o que colocar para se abrigar do frio. Quem pode ficar em casa está sempre com um cobertor no sofá, estufa ligada, ar condicionado, fogão a lenha, lareira, tomando um caldo quente, café ou chimarrão.

Tá muito difícil enfrentar esse frio para ir trabalhar e estudar, ter que sair de casa é só por necessidade mesmo. Tentar se movimentar para não sentir frio, e o sol não está aparecendo muito, pois com um dia ensolarado conseguimos passar mais aquecidos e deixamos para sentir mais frio a noite, faz parte da vida dos gaúchos esses meses gelados, sendo que este ano o inverno está muito rigoroso.
Entrevistamos alguns gaúchos para saber como eles enfrentam o frio no seu dia a dia;

MARIA DA GRAÇA BASEI SANTOS – Taquara – RS
…”Gosto muito do frio. No inverno a gente fica mais acolhido, as pessoas se vestem melhor e é mais aconchegante que o verão.”

CELENI VIANA – Alegrete – RS
…”O inverno é uma estação que aguardamos sempre com boas perspectivas, pois o frio faz parte da nossa cultura, somos forjados nessa ciranda de inverno e verão fortíssimos, então não tem como não gostar.
O frio proporciona aqui no Sul do Brasil uma oportunidade para várias frentes de empreendedorismo, como os derivados da lã, o vinho, a comida típica e o turismo em cidades como Gramado, Canela e tantas outras. Claro que sofremos um pouquinho, mas é um frio que gela os pés e a alma do gaúcho, sendo que não deixa de aquecer a economia, então fica bom para todos.
Bem, no frio rigoroso como está fazendo agora a saída é ficar na beira da lareira, do fogão à lenha e por vezes tomar um bom vinho. É ideal para a aproximação familiar numa roda de chimarrão ou na volta de uma comida campeira. Ir dormir cedo e aproveitar no máximo para descansar e curtir o fogo que é uma marca registrada desta época.”…

ISA TOMBINI – Santa Maria – RS
…”Com o inverno vem aquele friozinho, e para amenizar nada como uma bebida quentinha durante o dia como um chimarrão ou um café e a noite um vinhozinho cai muito bem e ajuda a aquecer o corpo.
Escritora
