O secretário de Segurança, Vinícius Almeida e o secretário da Defesa Civil, Francisco Máximo confirmam que uma criança de seis anos está desaparecida desde o momento do deslizamento de terra no Porto de Manacapuru, nesta segunda-feira (07/10). Outras nove pessoas tiveram ferimentos leves e foram atendidas no Hospital Regional Lázaro Reis.
Equipes de resgate e salvamento foram deslocadas para o município, incluindo especialistas do Corpo de Bombeiros e agentes da Defesa Civil, além de servidores da saúde.
“A área foi totalmente isolada. O DNIT já está atuando porque é uma área federal. Inclusive tem algumas embarcações que vão ser desatreladas para tirar essa tensão da área e até lá prioridade total do governo do estado é encontrar essa criança” destacou o secretário de Defesa Civil do Estado, coronel Francisco Máximo, que enviou agentes para apoiar nas operações de salvamento e avaliação de riscos.
Ainda na tarde desta segunda-feira, o Corpo de Bombeiros realizou o mapeamento da área afetada e buscas pela criança desaparecida. O subcomandante do Corpo de Bombeiros, coronel Menezes, enfatizou que uma força-tarefa composta por mergulhadores e especialistas em salvamento em estruturas colapsadas está no local para reforçar o trabalho.
“Nós deslocamos de imediato e quatro mergulhadores da capital já estão aqui, começaram as buscas e vamos ficar aqui, tentar achar essa criança o mais rápido possível” disse o subcomandante.
O secretário de Segurança Pública, coronel Vinicius Almeida, também ressaltou a pronta resposta dada e a continuidade dos trabalhos. “Todos vieram de imediato para compreender primeiro o que estava acontecendo e pela manhã, nós retomamos os trabalhos”, disse.
A Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) reforçou a infraestrutura hospitalar em Manaus para o atendimento de feridos e prestou apoio às vítimas no município. Equipes da Secretaria de Estado de Assistência Social também vão atuar prestando atendimento às famílias de possíveis desaparecidos.
Em nota, o Governo do Estado informou por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), que dos nove pacientes levados ao hospital do município, dois receberam alta, enquanto outros sete seguem em observação. Além disso, a estrutura das unidades de saúde na capital seguem prontas para receber possíveis feridos.
Outro destaque é para a interrupção das atividades no início da noite, por questões de segurança e avisa que serão retomados na manhã desta terça-feira (08/10), onde a Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP) e equipes da Defesa Civil do Amazonas e do Corpo de Bombeiras, conta com mergulhadores e especialistas em salvamento em estruturas colapsadas, cujo trabalho foi iniciado ainda durante a tarde de hoje. Os trabalhos de resgate contam ainda com o apoio das polícias Civil e Militar.
(*) Com informações da Secom
Fotos: Mauro Neto/ Secom