O grupo do Amazonas conquistou o primeiro lugar na maratona Hackathon Agrotech da 43ª Expoferr, realizada no Hub Roraima Innovation.
Liderada pelo engenheiro mecatrônico Marcelo Andrade, de 33 anos, a equipe inscreveu-se no edital com o objetivo de desenvolver uma solução tecnológica para o tema “Monitoramento, Notificação e Alerta de Pragas Quarentenárias.” Marcelo explica que a ideia surgiu ao lembrar da mosca-da-carambola, uma praga que afeta especialmente os produtores da região Norte.
“Embora existam outras pragas quarentenárias, a mosca-da-carambola é uma das que mais impactam atualmente. Desenvolvemos um sistema que utiliza inteligência artificial para ajudar no combate a essa praga, e o resultado foi positivo. Estamos muito felizes com essa conquista.”
O prêmio será utilizado pela equipe para explorar o estado de Roraima, reforçando o compromisso de reinvestir o valor recebido na região.
Marcelo, natural de Boa Vista, reside há 14 anos em Manaus, onde se formou e atualmente trabalha no Polo Industrial de Manaus (PIM). Esta foi sua primeira participação em um hackathon. “Ganhar o prêmio é uma sensação incrível!”, declarou.
Texto: Conceição Melquíades
Fotos: Emelin López