Entenda como dormir com seu animal de estimação pode afetar você

Saiba se dormir com cães e gatos faz bem ou mal e quais as implicações.

Após um dia cheio, nada melhor do que descansar com seu bichinho de estimação, não é? Porém, há quem diga que dormir com o animal pode fazer mal para a saúde, tanto dos humanos quanto dos pets. E agora, cachorro pode dormir com o dono? E os gatos?

Se você está preocupado com isso, provavelmente o seu animalzinho já domina a casa inteira e você pode até se questionar se a cama é realmente sua ou do seu gatinho ou cãozinho.

Vários estudos abordam esse assunto e a resposta é que: depende. Isso mesmo. Algumas linhas de pesquisa indicam que o ato pode até mesmo fazer bem para a saúde, porém é necessário tomar alguns cuidados para isso. 

Cuidados para dormir com os animais na cama

Para que cachorros e gatos possam dormir com os donos, tomar medidas preventivas podem evitar problemas e deixar a hora do descanso mais tranquila. 

Dormir com os animais pode fazer com que você seja arranhado, tenha crises alérgicas ou pegue alguma doença ou parasita, como pulgas e carrapatos. Porém, isso pode ser evitado com algumas dicas simples e práticas.

Vacinas e vermífugo

As vacinas e o vermífugo em seus animais são fundamentais para que o gato e o cachorro possam dormir na cama do dono. 

As vacinas periódicas como a da raiva e as múltiplas, evitam doenças transmissíveis entre humanos e animais. O vermífugo possui a mesma função de prevenção e visa cuidar da saúde do animal, podendo facilitar esse convívio na hora de dividir a cama ou o sofá.

Necessidades apenas fora da cama

O cachorro pode dormir com o dono contanto que suas necessidades sejam feitas no local adequado e antes da hora de dormir. Se ele já é acostumado com um local específico será mais fácil a adaptação para esse momento.

Caso ele ainda não tenha essa prática, leve ele até o local adequado para as necessidades e crie o hábito antes da hora de dormir.

No caso dos gatos, a maioria já possui o costume de utilizar uma caixa de areia, mas caso ele ainda não esteja adaptado é necessário tomar os mesmos cuidados.

Higiene do ambiente

Troque frequentemente as roupas de cama, em alguns casos sendo necessária a troca diário se o seu cão dá muitos passeio na rua ou se o pet solta muitos pelos. Caso contrário, os lençóis e fronhas devem ser trocados semanalmente.

Além disso, deixe sempre tudo limpo no seu quarto, com ventilação ao longo do dia para evitar maiores problemas.

Banho e limpeza dos pets

Os pets precisam de banhos regulares para a hora de dividir a cama. Para saber a frequência ideal de banho para cada animal, consulte um veterinário, pois cada um é diferente e exige um cuidado diferenciado.

Caso seu pet saia muito para passeios, o recomendável é que faça a higiene das patinhas ao retornar para casa, assim o cachorro pode dormir com o donosem trazer sujeira da rua.

Outro ponto importante é o controle de pulgas e carrapatos. Para isso é necessário utilizar remédios específicos para isso e para o animal em questão, portanto sempre leve seu animal em uma clínica veterinária para que não haja problemas.

Educação do animalzinho

Para que o cão ou gato durma na cama com você ele precisa entender que aquele é o seu espaço e é você quem manda ali. Isso significa que ele não pode avançar, rosnar, ficar arisco ou te arranhar naquele espaço.

Caso tenha algum desses comportamentos corrija imediatamente falando de maneira firme que não pode. 

Se as atitudes não mudam, o ideal é que o animal durma em uma caminha própria perto da sua, porém sem dividirem o mesmo espaço, já que isso pode fazer com que se machuquem.

Cuidado com a coluna do pet

Camas altas podem prejudicar a saúde da coluna do seu animal, portanto é algo que merece avaliação antes de decidir se o pet irá dormir na cama. Nesse caso o animal deve ser colocado na cama por você ou deve subir em uma escadinha própria.

Existem alguns produtos no mercado como escadas ou rampas que podem preservar a saúde do seu animal nesse momento. Não se esqueça desse ponto, pois o impacto de pular de lugares altos pode causar dores na coluna do pet ou problemas mais sérios.

Pontos positivos em dormir com animais

Existem estudos que dizem que dormir com os pets pode fazer bem para a saúde e aproximar mais a relação entre vocês, fazendo com que o animal se sinta mais seguro e os donos se sintam melhor.

Se você está precisando deixar a relação de vocês mais próxima e passar mais segurança para o pet, dormir com seu cão ou gato pode ser uma boa prática, contando que sejam seguidos os cuidados necessários.

Pontos negativos em dormir com animais

Dormir com o seu animalzinho de estimação pode causar algumas mudanças em seu comportamento quando você não dormir em casa, por exemplo. Ele ficará esperando você para dormir e isso pode deixá-lo mais hiperativo ou mais quieto.

Animais menores podem correr o risco de serem sufocados durante a noite, então vale a avaliação de mantê-los em camas de cachorro ou gato próximas, porém sem dormir junto com os donos, evitando acidentes.

Lembre-se de sempre consultar um veterinário sobre o que é melhor para você e para o seu pet e tome os cuidados necessários!

Post Author: Victória Rosas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *