No domingo (29/09), palco do rodeio da quinta e última noite da 46ª Expoagro, no Parque de Exposições Multiuso Eurípedes Ferreira Lins, localizado no km 2 da rodovia BR-174, o público lotou os camarotes e a arquibancada, para apreciar o esporte.
A organização da Festa da 46ª Expoagro apostou em nomes renomados como o campeão de montaria e primeiro competidor de rodeio no Brasil, Tião Procópio, o qual foi o juiz da competição. Tião Procópio é responsável por tornar a prática do esporte uma profissão.
“O juiz do rodeio foi um dos primeiros peões brasileiros a ir para os Estados Unidos da América. Ele trouxe o rodeio para o Brasil”, ressaltou o coordenador da Arena, Bruno Freitas.
Já a narração ficou por conta de Cristiano Passarelli, que celebra os quase 20 anos de carreira como locutor de rodeios. “A noite de hoje foi o ápice do evento com a disputa acirrada entre os competidores, que foi de 0,25 pontos de diferença. Chegar em mais uma disputa final no 2° ano consecutivo na Expoagro do Amazonas é gratificante,” pontuou Cristiano Passarelli destacando a grandiosidade do evento em Manaus.
A jornada de dedicação dos peões para competirem é longa. Na maioria das vezes o cowboy tem de sair de sua cidade Natal para ir competir em outra, como o ganhador do rodeio, Gerocilio Melquior, “O processo é diferente para cada competidor, porque a gente se desloca da nossa residência sem cachê definido. Por isso pedimos a Deus que enxerguem nosso esforço”.
O ganhador ainda destaca a parceria entre os competidores. Um lugar livre de rivalidade, mas uma coletividade, “Então, quando a gente se junta, é uma parceria, os peões se reúnem, a gente conversa bastante e debate touros na hora que sai o sorteio, e assim, eu me sinto muito grato”.