Empreendedores ribeirinhos de Unidades de Conservação do AM terão cartilha para apoio de produção

No intuito de compartilhar soluções de negócios, a Sema (Secretaria de Estado do Meio Ambiente) e o Ifam  (Instituto Federal do Amazonas) se uniram para lançar uma cartilha para empreendedores ribeirinhos residentes nas Unidades de Conservação do Amazonas. 

A cartilha intitulada “Negócios da Floresta” reúne as principais orientações para elaboração de um plano de negócios, formalização do empreendimento, obtenção de selos e certificações, além de acesso às linhas de crédito e fomento produtivo.

O material é resultado do trabalho de estudantes do Ifam para o projeto internacional ‘Lapassion’ (do inglês, Latin America Pratices and Soft Skills for an Innovation Oriented Network). 

Elaboração da cartilha

Durante dez semanas, o grupo de alunos do Ifam trabalhou em entrevistas com os comunitários da RDS Puranga Conquista para descobrir os principais gargalos dos ribeirinhos na divulgação e comercialização dos produtos locais, segundo explica Kennedy Lima, um dos alunos envolvidos na elaboração da cartilha. 

“Nós usamos a RDS Puranga Conquista como modelo para identificar os principais gargalos dos empreendedores ribeirinhos na divulgação dos produtos de biocosméticos e biomedicina. Os professores nos auxiliaram nesse processo. A partir dos resultados, tentamos apontar o caminho para eles melhorarem os negócios”, disse Lima.

De acordo com a professora e orientadora do grupo que elaborou a cartilha, Drª Ana Lúcia Soares Machado, mesmo com a pandemia do novo Coronavírus, a equipe ainda foi a primeira a apresentar o produto final  dentro do projeto Lapassion.

“Esta foi a primeira vez que uma edição do Projeto Lapassion foi realizada em Manaus. Infelizmente, por conta da pandemia, não conseguimos fazer as visitas nas comunidades, mas, ainda assim, conseguimos seguir com entrevistas por chamadas de vídeo e entregar o nosso produto”, afirmou a professora.

O material em PDF pode ser acessado no site da Sema, por meio do endereço eletrônico http://meioambiente.am.gov.br/.

*Com informações da assessoria Fotos: Jamile Alves e Ricardo Oliveira

Post Author: Bruna Oliveira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *