Embrapa disponibiliza manual com informações técnicas sobre substratos utilizados na produção de mudas de hortaliças

Depois de várias publicações sobre o assunto, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária reformulou e fez uma nova versão. O novo documento já está disponível e encontra-se com o título “Informações técnicas sobre substratos utilizados na produção de mudas de hortaliças”.

A nova versão, disponibiliza informações técnicas que seguem uma linha de abordagem numa linguagem acessível sobre substratos para a produção de mudas de hortaliças em bandejas multicelulares, mais especificamente sobre os tipos de materiais utilizados nas formulações, suas características e recomendações de uso.

Apontado como principal meio de produção de mudas utilizadas na olericultura, os substratos estão diretamente relacionados à qualidade desse material, daí a importância da escolha adequada dessa base para o desenvolvimento sadio das plantas.

“Substratos que sejam isentos de contaminantes, principalmente patógenos e sementes de plantas daninhas, e que sejam irrigados com água de boa qualidade e/ou tratada por filtragem e cloração, habitualmente resultam em mudas com elevado padrão sanitário e fisiológico”, atesta Raphael Melo, pesquisador da área de Fitotecnia da Embrapa Hortaliças (Brasília-DF), que divide a assinatura da publicação com os pesquisadores Marçal Jorge, Francisco Vilela, Ítalo Guedes e o professor Edilson Costa, da Universidade do Estado do Mato Grosso do Sul (Cassilândia).

Melo acrescenta que, a partir desses cuidados, essas mudas após transplantadas facilitam o estabelecimento de uma população de plantas sem falhas, com maior possibilidade de resistência a estresses bióticos (doenças e pragas) e abióticos (calor e seca, por exemplo).

Fonte: Embrapa

Fotos: Pixabay

Beatriz Costa

Post Author: Agro Floresta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *