O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), iniciou, nesta quinta-feira (29/06), o curso de capacitação voltado aos produtores rurais no município de Parintins (a 369 quilômetros de Manaus), que termina na sexta-feira (30/06).
O curso acontece, na Fazenda Luiz de Medeiros, no bairro Pascoal Alangio, situado na Vila Amazônia, coordenado pelo Departamento Pedagógico da Sepror, em parceria com a Secretaria Municipal de Pecuária, Agricultura e Abastecimento de Parintins (Sempa), onde os engenheiros agrônomos da Sepror, Heitor Liberato e José Portugal, ministraram os cursos, capacitando aproximadamente 50 produtores rurais da Vila Amazônia.
“Esta é uma demanda que estamos atendendo aqui da comunidade Vila Amazônia. Um curso de como produzir hortaliças de forma bem simples, bem fácil. Mostrar para eles que as principais hortaliças que são consumidas no estado do Amazonas. Nós temos tecnologias suficientes para desenvolver essas culturas e eles ganharem dinheiro”, explicou o engenheiro agrônomo da Sepror, José Portugal.
São dois dias do curso de Boas Práticas do Cultivo de Hortaliças, sendo na quinta-feira a aula teórica, e na sexta a aula prática, buscando abordar o cultivo de atividades em campo, o preparo correto da terra, adubação, produção de mudas e entre outros temas.
A produtora rural e coordenadora do Grupo de Agricultores Familiares da Vila Amazônia, Marta Azevedo, falou da importância do curso para alavancar a produção.
“Esse curso veio trazer para nós uma experiência a mais, e que a gente vai plantar, aprender a fazer plantio coletivo de hortaliças. Muitas famílias que já produzem nos seus quintais, mas que querem aumentar sua produção e mais qualidade de vida”, disse Marta.
FOTOS: Emerson Martins / Sepror