A Polícia Federal, em conjunto com a Companhia de Operações Especiais da Polícia Militar do Estado do Amazonas (COE) e a Polícia Civil do Estado do Amazonas (DRCO e CORE), realizaram a maior apreensão de cocaína já registrada na história do Amazonas, totalizando mais de duas toneladas da substância.
A ação aconteceu no último domingo (5) em uma área fluvial próxima à cidade de Codajás. O carregamento de drogas estava sendo transportado pelo Rio Solimões por um grupo de traficantes fortemente armados em uma lancha blindada.
Para chegar ao bando, as forças de segurança do estado contaram com apoio da DIRANDRO, a Direção Antidrogas no Peru. O país compõe a tríplice fronteira (Brasil/Peru/Colombia) e produz grande parte da cocaína que entra no Brasil pelo estado do Amazonas. A operação também teve apoio do DEA (Drug Enforcement Administration), que é a agência antidrogas dos Estados Unidos.
Além da droga, as autoridades apreenderam seis fuzis calibres, uma espingarda, seis granadas, diversas munições e uma lancha blindada equipada com quatro motores.
As investigações estão em andamento para identificar todos os envolvidos nesse esquema criminoso.
*CNN