Agricultores familiares de Benjamin Constant (distante 1.121 quilômetros de Manaus) foram contemplados com a emissão de Cartão do Produtor Primário (CPP) e Cadastro Ambiental Rural (CAR), após ação de técnicos do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal e Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) à comunidade Igarapé do Branco.
As visitas foram realizadas nesta terça e quarta-feira (02 e 03/05), com objetivo de levar Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) a produtores familiares desta comunidade, que é de difícil acesso. Ao todo, 12 agricultores foram beneficiados com a ação.
O gerente da Unidade Local do Idam no município, Denis Lima, explicou que estes produtores estavam isolados e nunca haviam recebido assistência técnica.
“De acordo com a demanda deles, fomos nas propriedades para realizar o georreferenciamento e posteriormente emitimos o CAR, que é essencial para que eles tenham acesso a políticas públicas como crédito rural e programa de aquisição de alimentos”, disse.
Além da emissão de cartões, os produtores receberam orientações sobre controle de pragas nos pomares de açaí, que apresentavam o início de uma doença que pode comprometer a qualidade do fruto.
“São sintomas fáceis de reconhecer, orientações a fazer a poda drástica e recomendamos como evitar a disseminação da praga, sempre monitorando os frutos e fazer o descarte dos frutos de árvores com suspeita de praga, além de sempre procurar profissionais habilitados junto ao Idam para orientação técnica”, explicou.
Benjamin Constant, município localizado no Alto Solimões, conta com uma produção agrícola familiar consolidada em açaí , mandioca e banana, e outras atividades como a avicultura de postura (ovos).
FOTOS: Divulgação/Idam