Agro Floresta Amazônia – Principais Notícias do Agro!

Eleições 2020: Saiba quais são as funções de um vereador

Vamos conhecer um candidato a vereador do Partido Renovador Trabalhistas Brasileiro PRTB de Alegrete

Os vereadores que vão representar os eleitores e a comunidade, legislar em defesa do bem comum, fiscalizar a aplicação do dinheiro público e assessorar encaminhamento de indicações ao prefeito e secretários municipais, serão eleitos neste novembro.

Saiba que o vereador é membro do poder Legislativo, eleito pelo povo, tendo como funções legislar, ou seja, criar leis que tornem a sociedade mais justa e humana; a fiscalização financeira e da execução orçamentária, mantendo o controle externo do Poder Executivo Municipal, e ainda, o julgamento das contas apresentadas.

Para ser candidato ao cargo de vereador nas eleições municipais é preciso:

-Ter nacionalidade brasileira (ser brasileiro nato ou naturalizado);

-Possuir pleno exercício dos direitos políticos;

-Ser alfabetizado (saber ler e escrever);

-Ter o domicílio eleitoral no município que pretende concorrer no mínimo 1 ano antes da eleição;

-Estar quite com a Justiça Eleitoral;

-Ter 18 anos de idade na data-limite do registro de candidatura;

-Certificado de reservista (apenas para pessoas do sexo masculino).

Vamos conhecer mais um candidato a vereador do Partido Renovador Trabalhistas Brasileiro PRTB de Alegrete, que atenciosamente respondeu as nossas perguntas durante a convenção do partido.

RODRIGO TRINDADE DE LIMA

Candidato a vereador PRTB

Rodrigo é pecuarista, técnico agrícola e comerciante, pratica um esporte bem diferente, atirador esportivo. Sua caminhada na vida política começou com a figura do presidente Jair Bolsonaro, foi onde se aproximou da candidata a prefeita Vânia Guerra, da qual recebeu o convite de fazer parte do grupo de fundação do PRTB em Alegrete, um grupo sem vícios políticos e sem passagem na velha política. 

Rodrigo acha que precisamos de pessoas sem vida pública e sem indicações políticas para que o nosso município venha a crescer como merecem os alegretenses.

1-Quais as áreas prioritárias de atuação para se eleger? Qual o seu público?

-O meu público é na área dos produtores rurais, setor de agricultura e da pecuária. Nós não temos representantes na Câmara de Vereadores e quem gera riqueza no nosso município é o produtor rural, que se sente abandonado, principalmente nas estradas.

O recurso que está indo para o ITR não está voltando para ele. Minha atuação vai ser na área rural e no setor de indústria de pequenos comércios, temos que gerar riquezas para nossa cidade crescer.

2-Qual tua história de vida profissionalmente e na política?

-Profissionalmente me formei como técnico agrícola, trabalhei na aviação agrícola no Mato Grosso em lavouras de plantação de soja e em Alegrete, sou pequeno empresário na área de bebidas.

Resolvi me candidatar porque já estava um pouco cansado dessa velha política, onde votamos no menos pior, geralmente pessoas boas não se envolvem em política, porque é um ambiente onde arrumamos muita inimizade, batemos de frente com muita gente, uma pessoa pública não agrada todo mundo, mas nós precisamos parar de reclamar e sermos uma opção.

3-Como a família e a militância está mobilizada nessa eleição para ajudá-lo a se eleger?

-Eu não entrei bem no clima ainda, porque estávamos esperando sair a convenção para sabermos se seríamos candidatos.

Nosso grupo no PRTB vem estudando bastantes as secretarias, as deficiências em nossa cidade e estamos trabalhando em grupo para termos saídas e levarmos o Alegrete a crescer novamente.

4-Por que escolheu o PRTB para atuar politicamente?

Porque o PRTB é um partido novo na cidade, de direita, conservador e não tinha representante aqui em Alegrete.

O nosso partido conta com 100% de participantes que não são políticos, pessoas que não tiveram vida política ou exerceram cargos políticos, então estamos aqui de boa vontade para fazer a diferença.

Nos outros partidos que já desenvolvem seus trabalhos há muitos anos na nossa cidade, as executivas não deixam entrar gente com ideias boas ou que possam realizarem suas vontades dentro do partido, primeiramente tem que andar conforme a vontade da executiva e no PRTB temos a livre escolha de pensamentos e podemos expor nossas ideias a todos e colocarmos em prática essas ideias.

5-Quais os principais problemas da atual administração municipal?

-Eu acho que o principal problema hoje em Alegrete é que os grandes partidos estão fazendo, a qualquer custo “política”.

Pensam primeiro no partido e depois pensam na nossa cidade. Temos que pensar na vontade do povo, o PRTB vem para fazer uma política nova, não temos as costas quentes, não estamos devendo favor a ninguém, não temos padrinhos políticos e vamos fazer o que tem que ser feito para melhorar nosso Alegrete

Texto Márcia Ximenes Nunes

Edição: Dulce Maria Rodriguez

Fotos: Arquivo

Sair da versão mobile