Dez anos após a última Feira do Empreendedor Sebrae Amazonas, a edição de 2024 trouxe uma estrutura renovada com temas estratégicos. O evento “Conectando a Amazônia ao Futuro – Negócios Sustentáveis & Inovação” foi dividido em cinco eixos principais para melhor orientar e conectar os visitantes, promovendo networking e novas oportunidades de negócios.
De acordo com a coordenadora do Eixo Habilidades Empreendedoras, Adnelza Ferreira da Silva, foram desenvolvidas diversas temáticas distribuídas pela Arena, onde se aplicam os principais testes de comportamento empreendedor. Ela destacou a Arena Empretec, que foca nas habilidades de “vocação empreendedora”.
“No Empretec, estamos realizando várias palestras e ouvindo depoimentos sobre o impacto dessa metodologia, que já tem mais de 30 anos no Brasil. Criado pela ONU, o Empretec é aplicado em mais de 40 países, e no Brasil, exclusivamente pelo Sebrae. Atualmente, temos quatro modalidades: o Empretec Urbano, o Rural, o Startup, e agora, na Feira do Empreendedor 2024, estamos lançando a nova modalidade Empretec Arena. Essa versão moderna é toda gamificada, feita através de um aplicativo de celular”, explicou Adnelza.
Durante o evento, o empreendedor e gestor de pessoas Djalma Pinheiro deu seu depoimento sobre como o comportamento empreendedor, moldado pelo Empretec, foi um divisor de águas em sua vida. Djalma começou em 2011 com um delivery de sushis e temakis e hoje comanda a maior rede de temakerias do Norte e Nordeste do Brasil, faturando mais de 20 milhões por ano.
Na Arena do Eixo Habilidades Empreendedoras, também há um espaço dedicado às soft skills, focado no desenvolvimento de habilidades emocionais.
“O espaço é muito procurado pelos jovens, que buscam entender melhor o seu lado emocional. As soft skills não apenas ajudam o jovem a conquistar um emprego, mas também a manter-se nele, trabalhando suas habilidades para navegar em um mundo cheio de oportunidades”, destacou Adnelza.
O espaço Liga Jovem também foi outro sucesso, oferecendo danças e campeonatos de games, atraindo o público jovem. “O estande está sempre lotado, com filas para participar das atividades, e tudo isso, ao mesmo tempo, desenvolve a educação empreendedora”, completou.
A coordenadora reforçou que o maior objetivo do Sebrae é ver os empresários felizes, com “brilho no olhar”, adquirindo as informações e orientações necessárias para concretizar seus sonhos.
Além do Eixo Habilidades Empreendedoras, outros temas foram abordados nos eixos de Sustentabilidade, Finanças e Investimentos, Inovação e Inclusão e Diversidade.
A Feira do Empreendedorismo Sebrae, realizada no Sesi Clube do Trabalhador, contou com mais de 100 expositores, palestras com especialistas do mercado nacional e regional, feiras de negócios, oficinas e muitas oportunidades de negócios.
Texto e Fotos: Conceição Melquíades
Edição: Beatriz Costa