Durante sessão especial na Câmara dos Deputados, nesta segunda-feira (24), o DJ Alok discursou em defesa dos povos originários e afirmou e defendeu o desenvolvimento da economia verde na nação brasileira.
A declaração foi aconteceu durante a mobilização de mais de seis mil indígenas que ocuparam Brasília, nesta segunda-feira (24).
Segundo o artista, o desenvolvimento dos povos originários passa por investimentos na área da cultura, na inclusão, nas artes e na economia do Brasil.
“O Brasil tem grande chance de se tornar potência na economia verde. Mas para isso, a gente precisa preservar as nossas riquezas naturais. Uma boa forma de preservá-las é protegendo quem as protege: os guardiões da floresta”, destacou o artista.
A economia verde é um modelo de economia que resulta em melhoria do bem-estar da humanidade e igualdade social, ao mesmo tempo, em que reduz os riscos ambientais e a escassez ecológica.
A definição sobre o termo é do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), que defende ainda as três principais características modelo: baixa emissão de carbono, eficiência no uso de recursos e busca pela inclusão social.
Entre as principais reivindicações estão a demarcação de terras, o fim do marco temporal e protestos contra leis que autorizam a mineração dentre outras pautas.
O evento é denominado Acampamento Terra Livre, que deve seguir na Praça da Cidadania até a próxima sexta-feira (28).