Dicas para desintoxicar o corpo e voltar à forma após as festas

Após as festas e as confraternizações de fim de ano você sente que sua disposição está menor, seu peso aumentou e sua pele piorou? Depois de tantos excessos e de mudanças na rotina é natural que a forma física mude. Mas tudo tem remédio, e ele não está na farmácia, mas nos seus hábitos e no que você escolhe para o seu prato (e copo). 
nutricionista funcional Diogo Cirico, responsável técnico pela Growth Supplements, explica que após as festas aumenta a procura por dietas desintoxicantes. No entanto, ele diz que não há necessidade de recorrer a suplementos ou receitas milagrosas para desintoxicar o organismo. “Em primeiro lugar, tire da rotina todas as fontes de toxinas, como alimentos com alto teor de açúcar, gorduras, industrializados e álcool. Em segundo lugar, regularize o seu sono: a privação dificulta a limpeza do organismo”, detalha. 

O nutricionista destaca a importância de uma dieta rica em vegetais e nutrientes, que naturalmente auxiliam no processo de detoxificação do corpo. Ele recomenda a inclusão de alimentos ricos em antioxidantes, como polifenóis, vitaminas C e E. “Nosso sistema destoxificante precisa de resveratrol, quercetina, vitaminas B6 e B9, magnésio e zinco”, enumera o nutricionista, sugerindo uma dieta variada que inclua alimentos como suco de uva, cebola, alho, espinafre, carnes vermelhas e castanhas.

Cirico diz que se você já se alimenta de forma saudável e quer dar uma forcinha ao organismo, vale aderir aos sucos com couve, gengibre, laranja e outros alimentos funcionais. “Mas, se você se alimenta mal o ano inteiro e é sedentário, não é o suco que vai te desintoxicar ou mudar a sua disposição e forma física. É preciso mudar hábitos”, afirma.

Puxe peso para afinar

Para melhorar a disposição e recuperar a forma, o personal trainer e profissional de Educação Física da Growth Supplements, Leandro Twin, recomenda a retomada imediata das atividades físicas. Twin ressalta a importância de estruturar um plano de exercícios para perder gordura e manter a massa muscular. Ele sugere priorizar a musculação e combiná-la com aeróbicos para potencializar o déficit calórico. 
O personal recomenda que os treinos sejam feitos em horários separados, mas se isso não for possível, é possível fazer os dois juntos, desde que a musculação seja realizada com a máxima energia, ou seja, aeróbico fica por último no treino. 

 

 

Correndo atrás do prejuízo

Para um emagrecimento sustentável, os especialistas sugerem o uso de aplicativos para monitorar a ingestão calórica e planejar as refeições com antecedência. “Quando a gente precisa reduzir o consumo de alimentos, pode sofrer tentações. Para evitar isso, priorize alimentos saborosos e práticos de preparar”, aconselha Cirico.
Ele também destaca a importância de não reduzir drasticamente a quantidade de alimentos consumidos, mas sim optar por alimentos de baixa densidade energética, como frutas, verduras e legumes.
Tanto Twin quanto Cirico afirmam que eliminar os carboidratos não é a saída para quem quer emagrecer. “Se cortar o carboidrato ou fizer uma restrição calórica intensa, você terá menos disposição para treinar e a dieta não será sustentável”, resume Twin.

*com informações da assessoria 

Post Author: Bruna Oliveira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *