O projeto atua contra a fome e o desperdício. Instituições e lares de pessoas mais impactadas recebem doações, você também pode colaborar
O Dia Mundial da Alimentação é celebrado nesta sexta-feira (16) e o Mesa Brasil Sesc, que atua contra a fome e o desperdício, está recebendo doações para ajudar quem precisa.
O Mesa Brasil Sesc e a Ação da Cidadania se uniram para garantir que cestas básicas cheguem às instituições sociais e aos lares das pessoas mais impactadas.
“A pandemia jogou uma lupa nesse cenário e retomamos ao Mapa da Fome. Mas temos muito forte a solidariedade, as pessoas começaram a doar mais e tivemos a sorte de arrecadar mais”, diz René Lopo Neto, nutricionista da coordenação nacional do Mesa Brasil Sesc.
Segundo ele, até o momento de ir ao supermercado é importante para evitar o desperdício.
“Infelizmente, o Brasil é um dos países que mais produz alimento e está também no ranking dos que mais desperdiça. A gente pode, sim, fazer com que isso diminua. A gente precisa ter um consumo consciente, se conscientizar para comprar”.
Solidaridade com quem precisa
O Mesa Brasil Sesc é uma Rede nacional de Bancos de Alimentos que atua contra a fome e o desperdício. É formada por mais de 3.000 parceiros doadores (produtores rurais, atacadistas e varejistas, centrais de distribuição e abastecimento e indústrias de alimentos, além de empresas de diversos ramos de atividade), que doam seus excedentes de produção, alimentos fora dos padrões de comercialização, mas em condições seguras, próprios para o consumo. Recursos financeiros, serviços de logística e ação voluntária também agregam nesse Programa de solidariedade.
O programa atende prioritariamente pessoas em situação de vulnerabilidade social e nutricional assistidas por entidades sociais cadastradas. Além disso, também atua em caráter emergencial com um trabalho de logística humanitária, mobilizando parceiros, arrecadando e distribuindo doações para pessoas atingidas por calamidades em todo o país.
MODALIDADES
→ Colheita urbana
A equipe do Mesa Brasil Sesc retira as doações junto aos parceiros e entregam diretamente nas entidades sociais cadastradas no Programa.
→ Banco de alimentos
As doações são coletadas e transportadas para instalações do Mesa Brasil Sesc. No local, os alimentos são acondicionados conforme suas necessidades de conservação, separados e disponibilizados para retirada pelas entidades sociais. A seleção, o transporte e a armazenagem dos produtos seguem as mesmas normas de controle higiênico-sanitárias em ambas as modalidades.
Como doar
Pessoas físicas, indústrias de alimentos, centrais de distribuição, supermercados, armazéns, redes varejistas, associações de produtores rurais, postos de combustíveis, gráficas, empresas de embalagens, empresas de transporte, entre outras. Clique aqui e entre em contato com a unidade do Mesa Brasil Sesc no seu estado.
O que pode ser doado?
• Alimentos excedentes de produção ou fora dos padrões de comercialização, mas ainda próprios para o consumo;
• Produtos de limpeza e higiene pessoal;
• Embalagens descartáveis;
• Serviços de transporte;
• Trabalho voluntário em atividades operacionais e educativas;
• Recursos financeiros;
• Outros serviços.
No Amazonas
mesa.brasil@sesc-am.com.br
Unidade: Manaus
https://www.sesc-am.com.br/assistencia/mesa-brasil/
Texto com informação da Assessoria
Fotos: Divulgação