A data foi criada para conscientização da população quanto aos riscos causados pelo uso indiscriminado e os problemas causados ao meio ambiente e à saúde humana.
Hoje, 11 de janeiro é comemorado o Dia do controle da poluição por agrotóxicos, a data tem origem no Decreto Federal de 11 de janeiro de 1990, primeira regulamentação da Lei dos Agrotóxicos. Atualmente, a lei é regulamentada pelo Decreto 4074 de 2002.
A data pretende conscientizar sobre os riscos para a saúde e o meio ambiente quando há o uso indiscriminado de substâncias como agroquímicos, pesticidas e praguicidas. Infelizmente, o Brasil é um dos países que faz mais uso desse tipo de produto no mundo. Estudos mostram que a utilização de pesticidas pode provocar câncer, má formação congênita, entre outros. Assim, é preciso que as pessoas estejam cientes de que o seu uso indiscriminado afeta a todos – agricultores e consumidores.
O tipo de agrotóxico mais utilizado no Brasil e no mundo é o glifosato. Foram comercializadas 173 mil toneladas só em 2017 no país. Aplicadas, principalmente, em plantações de soja, milho, café, arroz, banana, maçã e mamão. Em março de 2015, a Agência Internacional para Pesquisas em Câncer, da Organização das Nações Unidas (ONU), classificou o glifosato como provável carcinogênico para humanos. Agricultores e moradores de comunidades rurais são os principais impactados pela intoxicação. Mas mesmo nas grandes metrópoles todos são afetados ao ingerir água, frutas, verduras e até mesmo produtos industrializados.
Buscar comprar alimentos orgânicos é a saída. Nos mercados comuns, costumam ser sim bem mais caros do que os convencionais. A melhor forma de adquirir produtos orgânicos é buscando comprar direto dos produtores. Assim há a valorização do trabalho e da saúde dos pequenos produtores ao redor do Brasil, para que tenham as melhores condições de vida e de trabalho. E assim entregar os melhores produtos.