Segundo a tradição Cristã o “Dia de Reis”, seria o dia em que Jesus era recém-nascido e recebeu a visita de alguns magos do Oriente, segundo hagiológio, foram três Reis Magos, e que veio a acontecer no dia 6 de janeiro, conhecida como “Noite dos Reis”.
Hagiológio é o estudo e tratado sobre a vida dos Santos, no Cristianismo.
Essa data para os católicos é o dia para veneração dos Reis Magos, que a tradição surgida no século VIII converteu eles nos santos: Belchior(Melchior), Gaspar e Baltasar. Nessa data encerram-se os festejos natalinos, marcando o dia de desarmar os presépios, a árvores de Natal e os enfeites.
No Brasil também acontece os festivais com as companhias de Reis, que cantam músicas referentes ao evento, as conhecidas festas da Folia de Reis. Considerada uma festa folclórica, a celebração a “Adoração dos Magos” ao nascimento de Jesus Cristo.
Nestes festejos aparecem os músicos tocando vários instrumentos como: acordeons, violões, violas, cavaquinhos, reco-reco, caixas, pandeiros e outros, e os participantes do reisado visitam as casas de porta em porta com suas cantorias, lembrando a viagem dos Reis Magos.
Os reis seguiram uma estrela que mostrava onde Jesus estava, desde o nascimento do menino, quando chegaram ao local já havia se passado alguns dias.
Os Magos ofereceram três presentes ao menino Jesus: ouro, incenso e mirra, cujo significado e simbolismo espiritual, marca a visitação dos Magos.
O OURO representa a realeza, além da providência divina para a sua futura fuga ao Egito, quando Herodes mandaria matar todos os meninos até os 2 anos de idade, em Belém.
O INCENSO representa a fé, pois o incenso é usado nos templos para simbolizar a oração que chega a Deus, assim como a fumaça chega ao céu.
A MIRRA, uma resina antisséptica usada em embalsamentos desde o Egito antigo, nos remete ao gênero da morte de Jesus, o martírio, sendo que um composto de mirra e aloés foi usado no embalsamento de Jesus Cristo.