Ano passado o Festival da lingüiça foi um sucesso, Alegrete é conhecida como “Capital Nacional da Linguiça”, serão muitos os linguiceiros que passaram pelo festival.
A linguiça do Alegrete faz parte do dia a dia dos alegretenses e viaja muito pelo Rio Grande do Sul, sempre que o pessoal viaja para outra cidade leva linguiças nas sacolas térmicas para os familiares e amigos.
Vai fazer parte do evento cursos sobre a produção de embutidos defumados; Prova de redomão do 4º Rodeio Crioulo do Alegrete; Palestra técnica de Olivicultura; Indicação Geográfica da Linguiça Campeira; Palestra para alunos de Escolas Municipais; Palestras sobre agroindústrias e sobre o Potencial da produção artesanal de alimentos;Oficina gastronômica; Gineteada; Workshop Pequeno Especialista em Azeite de Oliva; Bike Tur; Shows; Mostra de artesanato e muitas outras feiras e eventos.
Sendo que a atração principal é o II Concurso Gastronômico “Tudo que tiver linguiça”, onde encontraremos muita linguiça campeira de variados tipos como de queijo, bacon, ovelha, frango, pimenta, 4 queijos, rúcula, tomate seco, goiabada, enfim muita criatividade no concurso com pratos onde a linguiça será o carro chefe da gastronomia.
Ano passado o campeão do evento foi um risoto de linguiça, feita pelos chefes Luis Tâmbara e o auxiliar Joel que prepararam essa iguaria no festival.