Pela primeira vez, em Belém, o Destacamento de Aviação do Exército (DestAvEx) no Comando Militar do Norte (CMN) realizou o Treinamento de Resgate e Transporte Aeromédico para militares de saúde do Exército e da Força Aérea.
Cerca de 30 militares técnicos entre médicos, enfermeiros e auxiliares passaram por treinamentos teórico e prático, abordando técnicas para atendimento pré-hospitalar móvel de forma segura no preparo de vítimas e pacientes de forma padronizada. Além disso, os militares puderam atestar a complexidade de prestar socorro com embarques e desembarques do helicóptero, tanto em áreas remotas e ambiente de selva, como em rodovias e hospitais que possuam heliponto. Para a atividade foi utilizado o helicóptero HM-4 Jaguar (Airbus H225M).
A simulação consistiu no resgate de vítimas de acidente de carro em área de floresta. O embarque da tropa de resgate foi na Base Aérea de Belém, aonde está lotado o Destacamento de Aviação do CMN, com deslocamento até a pista do antigo aeroporto Brigadeiro Protásio, aonde estavam os feridos. A ação de cada equipe durava, em média, 15 minutos.
“O Destacamento é um novo vetor aéreo para o CMN e permite que a gente atinja áreas mais rapidamente, aumentando a capacidade operacional de atuação dos militares na Amazônia Oriental. Esse exercício também está dentro do contexto da CORE 23, pensando já em atuação das equipes de saúde durante as atividades”, destacou o Cap Schultz, um dos instrutores do treinamento.
Fonte: Defesa Aérea e Naval