Designer amazonense, Daniel Azevedo lança marca autoral com exposição fotográfica ‘Reflexo da Vida’

O designer de moda amazonense Daniel Azevedo lançou, na quinta-feira (10), sua marca autoral intitulada “Reflexos da Vida: Fragmentos Aquosos e Urbanos da Amazônia – Um prólogo de Souedo . O evento, voltado para convidados e imprensa, aconteceu no espaço Art Gallery do Icbeu, localizado na avenida Joaquim Nabuco, no Centro de Manaus. Nesta sexta-feira (11), a exposição abre para o público em geral, com entrada gratuita.

A exposição reúne 31 obras fotográficas capturadas em filme analógico, todas realizadas em Manaus. Durante o evento de lançamento, Azevedo expressou o significado pessoal e profissional de consolidar sua marca.

“Esse lançamento representa muitas coisas, de formas diferentes, pois já venho trabalhando nisso há bastante tempo. Sempre contei histórias, e agora, estou contando a história da minha marca, da minha família. Esta exposição oferece ao público a oportunidade de conhecer e se conectar com essas narrativas. Não são apenas imagens fotográficas, mas fragmentos de realidades que fazem parte da nossa trajetória. Este é o início da minha jornada como fotógrafo e a primeira vez que exponho minhas fotos, além de ser o ponto de partida de uma história que será contada ao longo do ano através da minha marca. Retratar o Amazonas e a nossa cidade é uma satisfação imensa, trazendo uma nova perspectiva para um ambiente em que todos podemos nos encontrar”, disse o designer.

Antonio Azevedo, pai de Daniel, também comentou sobre o trabalho do filho, ressaltando a visão artística única do designer e sua habilidade em expressar sentimentos por meio da fotografia analógica. “Ele traduz o que sente e como vê o mundo através da lente. É muito gratificante ver a realização deste sonho dele”, destacou.

Antonio ainda explicou o conceito por trás da marca Souedo, que combina os sobrenomes Souza (da mãe) e Azevedo (do pai). “A marca reflete a trajetória de vida do Daniel, as circunstâncias que ele enfrentou e as histórias das duas famílias que ele conta por meio da fotografia, de um livro que escreveu e das coleções que irá lançar. Este evento é uma espécie de avant-première da marca.”

(Redes Sociais)

A curadora de arte Virna Lisi disse que está emocionada pela honra em conduzir esse trabalho.

Para ela, mesmo sendo a estreia de um jovem artista, Daniel possui “muito peso, tanto em conteúdo teórico, intelectual e de técnica, quanto na parte afetiva e emocional”.

E enfatizou que o curador “não é nada sem o artista, não é nada sem a obra de arte”.

“Eu consegui apresentar nesse trabalho, trazer para o público essa nostalgia da fotografia analógica com o olhar de um jovem, de um olhar contemporâneo. Então, é tão importante a gente rememorar o nosso passado com esse olhar contemporâneo, nessa forma de resgatar, de valorizar e, principalmente, não esquecer as nossas raízes,” disse.

Já o irmão de Daniel, Victor Azevedo, que é arquiteto, falou do quão maduro ele está, e destacou que sua criatividade e sensibilidade.

“O Daniel no meio artista também é uma pessoa que tem um universo interior muito agitado e muito profundo e criativo. Como artista, tem um mundo próprio, um mundo interior cheio de camadas. E suas fotos revelam um pouco desse mundo interior que é dele, das ideias, da criatividade. E ele é uma pessoa muito sensível.”

Formado pela Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP) em São Paulo e pós-graduado em Business e Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), Daniel Azevedo marca sua entrada no cenário da moda autoral com a exposição Reflexo da Vida, apresentando sua visão singular como artista multimídia.

Texto Sandrine Moraes
Fotos: Ryan Jatahy
Edição: Conceição Melquíades

 

Post Author: Conceição Melquíades

Jornalista e ativista social, fascinada pela Amazônia e o povo que nela habita

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *