A Embrapa Mandioca e Fruticultura (Cruz das Almas, BA), Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura e Pecuária, realiza na manhã desta terça-feira, 3 de dezembro, o Dia do Abacaxi na Embrapa Mandioca e Fruticultura – Os desafios do produtor e as inovações da pesquisa. O público-alvo são técnicos, produtores-líderes, pesquisadores, estudantes e bolsistas de diversos níveis escolares.
Segundo o pesquisador Domingo Haroldo Reinhardt, a cadeia produtiva do abacaxi evoluiu muito, mas continuam existindo muitos desafios para o seu aprimoramento e fortalecimento. “Ao mesmo tempo em que mostrará um pouco do passado da pesquisa, o evento vai permitir enfatizar o presente com tecnologias importantes inseridas no funil da inovação e ao mesmo tempo dar oportunidade para o conhecimento de novos desafios ou, ao menos, nuances relevantes de desafios bem conhecidos”, afirma.
A programação conta com apresentações da Equipe Técnica de Abacaxi e debates com representantes da cadeia produtiva da cultura. No auditório 1, Reinhardt vai apresentar a palestra “Qualidades da majestade, o abacaxi” e, em seguida, o pesquisador Aristoteles Pires de Matos vai abordar os “Desafios da cadeia produtiva e as respostas da Pesquisa”.
Na área verde contígua ao auditório, haverá degustação de produtos à base de abacaxi e de frutos de novas variedades, quando serão abordados aspectos sobre qualidade, manejo pós-colheita e agregação de valor. As atividades desta etapa vão ser lideradas pelos pesquisadores Eliseth Viana, Fabiana Sasaki, Fernanda Vidigal e Joselito Motta.
No campo experimental, os participantes vão visitar canteiros de propagação e plantios com variedades que estão em rota de lançamento, onde vão receber informações sobre propagação rápida e o desempenho agronômico das novas variedades.
*EMBRAPA