Depois de dois anos de pandemia, teremos de volta a alegria das festas juninas

Conta-se que na antiga Judéia as primas Isabel e Maria estavam grávidas e moravam em casas distantes. A primeira que ganhasse o bebê deveria anunciar o nascimento a outra, acendendo uma fogueira na frente da sua casa. Santa Isabel ganhou seu filho primeiro, São João Batista, e cumpriu o prometido e até hoje acendem as fogueiras nesse dia, anunciando a vinda do santo.

É preciso acordar São João porque à noite, é claro, ele dorme no céu, por isso explodem foguetes e bombas.

 

Depois de dois anos de pandemia irão acontecer as tão esperadas festas juninas, depois de tanto tempo sem as festas, a comunidade está na expectativa das delícias da culinária junina.

Em junho comemoramos o dia dos santos juninos: Santo Antônio ( dia 13), São João ( dia 24) e São Pedro (dia 29), são festas importantes no calendário brasileiro.

Chegou o momento dos caipiras remendarem suas calças, fazer seus vestidos floridos e xadrez, camisas de variadas cores, chapéu de palha, rabiscar o bigode e a barba, pintar sardas no rosto e deixar os dentes pretos.

Época de comermos bolo de milho, pamonha, rapadura de amendoim e de leite, cocada, canjica, mingau, pinhão, amendoim, pipoca doce e salgada, paçoca, algodão doce, maçã do amor, cachorro-quente, batata-doce, carapinha, curau, arroz doce, bolo de tapioca e beber quentão, que aqui no sul, ajuda a nos aquecer do frio de junho.

Tempos de dançar aquelas danças típicas como a quadrilha, casamento caipira, pular fogueira, pau de sebo, correio elegante… Vem junto com a festa o colorido das bandeirinhas e dos balões e a fogueira sempre acesa para aquecer no inverno.

As festas juninas chegaram junto com os portugueses, tomaram conta do Brasil de sul a norte e se misturaram com as nossas tradições

 

RECEITA DE BOLO DE MILHO

– 1 lata de milho verde

– 1 xícara de óleo

– 1 xícara de açúcar

– 1 xícara de fubá

– 4 ovos

– 2 colheres de sopa de farinha de trigo

– 2 colheres de sopa de coco ralado

– 1 e ½ colher de sopa de fermento em pó

Bata todos os ingredientes no liquidificador, com exceção do fermento e do coco ralado. Depois que bater, acrescente os dois ingredientes Coloque a massa em uma fôrma untada, leve ao fogo pré-aquecido a 180º por 40 minutos.

 

Escritora

Márcia Ximenes Nunes Chaiben

Post Author: Márcia Ximenes Nunes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *