Dentre os alimentos, encontramos muitos analgésicos naturais que estão ao alcance das nossas mãos
Márcia Ximenes Nunes
Analgésico é um grupo diversificado de medicamentos que diminuem ou interrompem as vias de transmissão nervosa, reduzindo a percepção de dor.
Alguns alimentos podem ser aliados no combate a dor, até porque alimentos com gorduras trans e saturadas podem desencadear inflamações no corpo.
Os alimentos naturais são alternativas eficazes e mais saudáveis aos analgésicos que aliviam dores como a dor de dente, dor nas costas, cólicas menstruais ou outros tipos de dores. Esses analgésicos oferecem o mesmo efeito de medicamentos com eficácia, sem oferecer outros perigos a nossa saúde, mas é sempre bom consultarmos um médico quando estamos doentes.
Alguns alimentos que auxiliam no controle da dor e são analgésicos naturais:
– Uvas
– Suco de cranberry
– Vinho
– Frutas vermelhas
– Amêndoas e açafrão
– Brócolis e cravo-da-índia
– Abacaxi e maçã
– Azeite de oliva extra-virgem
– Alho e cebola
– Chocolate amargo
– Chá de canela
– Casca de salgueiro
AVEIA
Um alimento saudável, é um anti-inflamatório rico em nutrientes e completo em quantidade de zinco para o organismo. Consumida pura, em vitaminas, sucos, iogurtes, pães, panquecas, bolos, tortas, etc.
ALHO
Possui um poder analgésico muito grande, serve para aliviar as dores de quem sofre de artrite. Nesse caso o alimento deve ser aplicado diretamente na região dolorida, basta aquecê-lo com uma colher de óleo e aplicar na região dolorida.
UVA
Indicada para aliviar as dores musculares, sobretudo nas costas, a uva possui propriedades anti-inflamatórias que aumentam a circulação sanguínea na região lombar, o que alivia a sensação de dor.
ÔMEGA 3
Possui ação anti-inflamatória e melhora o calibre dos vasos, evitando a dor de cabeça, o ácido graxo protege e ajuda a reduzir a artrite. Encontramos o ômega 3 nos peixes de couro gorduroso, como o salmão, sardinha e também na linhaça, azeite de oliva e algumas oleaginosas.
PIMENTA VERMELHA
Conta com compostos que tem ação antinociceptiva, ou seja, diminui a capacidade de sentir dor.