Reeleito prefeito de Manaus, David Almeida tomou posse nesta quarta-feira, 1º de janeiro, para cumprir seu mandato até 31 de dezembro de 2028. A solenidade ocorreu no Teatro Amazonas, no centro de Manaus, e o prefeito chegou ao local por volta das 17h.
Antes de entrar no Teatro Amazonas, David Almeida conversou com a imprensa e demonstrou sua alegria em assumir pela segunda vez o comando da Prefeitura municipal.
“Meu coração transborda de alegria que pela segunda vez um menino vindo da periferia foi eleito prefeito de Manaus.”
Em seu primeiro discurso o prefeito destacou:
“Nenhuma cidade no mundo sofreu o que Manaus sofreu e foi exatamente quando eu assumi. Atravessamos a pandemia da Covid-19, e depois veio a grande enchente, duas secas, queda nas atividades econômicas em 2023, em virtude da seca. Os navios não chegavam, as mercadorias não circulavam, o distrito não produzia, foram desafios diversos no primeiro mandato.”
Nascido em Manaus, David Almeida é bacharel em Direito pela Universidade Luterana de Manaus (Ulbra). Ele foi deputado estadual do Amazonas por três mandatos consecutivos: 2006, 2010 e 2014.
Em 2017, ocupou interinamente o cargo de governador do estado. Em 2020, foi eleito prefeito de Manaus e, em junho de 2024, lançou oficialmente sua candidatura à reeleição.
Durante a cerimônia, também foram empossados os 41 vereadores eleitos em 2024, que integram a 19ª Legislatura da Câmara Municipal de Manaus (CMM), vigente de 2025 até 31 de dezembro de 2028. Ainda nesta quarta-feira, os vereadores devem decidir o novo presidente e a composição da Mesa Diretora da CMM.
Texto: Sandrine Moraes
Fotos: Rede Amazônica/Rodrigo Rodrigues