Culinária e história manauara são atrativos cada vez mais valorizados pelos turistas

Manaus está no coração desse tesouro ambiental, com história e modernidade em harmonia.

Manaus está situada no estado do Amazonas, erguida no centro da maior floresta tropical do planeta (a Amazônia), representado por 20% da reserva de água doce do mundo, a cidade convive com o extraordinário estoque de recursos naturais, um banco genético de valor inestimável e grandes jazidas de minérios, gás e petróleo. A importância da região é imensurável.

 A cidade acompanha as exigências do seu tempo, tradição e modernidade fazem parte do interessante atrativo cultural, no qual a história e a gastronomia são elementos turísticos cada vez mais valorizado.

Em entrevista ao portal www.agroflorestamazonia.com o historiador e colunista do Jornal do Commercio de Manaus, Fábio Carvalho do @historiainteligente_ relata como eram as feiras e, no que consiste a alimentação servida nos restaurantes da época.

As feiras da época

Fundos do Mercado Adolpho Lisboa

“Documentos oficiais e relatos de viajantes que passaram pela cidade no século XIX revelam que naquele período as feiras ocorriam de forma improvisada. Os pescadores e coletores na ausência de locais adequados, negociavam seus produtos na zona portuária e nos poucos bairros que existiam naquele tempo.

Por volta de 1880, o cenário muda com a construção do Mercado Público, mais conhecido como Adolpho Lisboa, seguindo padrões higiênicos e arquitetônicos que a atividade exigia. No início do século XX, por volta de 1913-1914, foram construídas feiras nos bairros da Cachoeirinha e São Raimundo.

Nessas feiras eram comercializados peixes de diferentes espécies, carnes, tartarugas, frutas, óleos, raízes, folhas, tecidos, artigos de armarinho e outras bugigangas”. Pontua, Fábio.

Restaurantes

Restaurante Tucunaré situado na frente ao antigo estádio Vivaldo Lima. 1973

A gastronomia  vem sendo utilizada como oferta para o turismo, não obstante ao simples ato de saciar a fome dos turistas e da população local, mas como parte significante de intercambiar a cultura do local visitado. A comida e o ato de comer estão vinculados ao aprendizado social por ser vital a vida.

 “A alimentação é um processo consciente e voluntário que se ajusta a diferentes normas segundo cada cultura, e no qual o ser humano é socializado desde o seu nascimento”. (Bacharel em Turismo – Schlüter).

Em Manaus o @Nacaoamazonas, idealizado pelo Psicólogo Manoel Brandão, teve início em setembro de 2014, logo após a copa, com intuito de divulgar o Estado.

 “A copa serviu como incentivo de mostrar o Amazonas para o mundo, divulgar pontos turísticos, culinária e a cultura. Era um desejo antigo meu, e consegui pôr em prática”. Ressalta Manoel.

Confira o guia feito pelo idealizador Manoel Brandão com as delicias da Culinária Amazonense

·         Lugares para tomar café da manhã:

 

 Café Regional Priscila@cafeprisciladoturismo,   Café do Mindu@cafedomindu Café Regional Tucumã Manaus@tucuma_manaus

Tapioca a caboquinha - "Tucumã Manaus"

·         Lugares para almoçar:

 

Coreto Peixaria@coretopeixaria , Tambaqui de Banda@tambaquidebanda, Peixaria Zagaia@peixaria_zagaia.

Tambaqui assado - "Tambaqui de banda",

·         Lugares para jantar:

 

Belle Époque Manaus@belleepoquemanaus, Caxiri Manaus@caxiri_amazonia , Restaurante Banzeiro@restaurantebanzeiro

 
 
Prato especial - "Belle Époque Manaus"

E dois ótimos lugares: Tacacá do Zé – @tacacadoze e Tacacá Manauara @tacaca_manauara

Tacacá - " Cozinha Amazonense - Tacacá Manauara".

Texto: Luana Santos

Fotos: Divulgação e Instagram “Nação Amazonas”

Post Author: Agro Floresta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *