A culinária amazônica tem ganhado cada vez mais destaque no cenário gastronômico mundial. Esse reconhecimento não é por acaso: a Amazônia é um celeiro de biodiversidade, onde inovação e tradição se encontram, combinando técnicas modernas com ingredientes nativos. O resultado são pratos únicos, que refletem a cultura local e conquistam paladares ao redor do mundo. Mais do que uma fusão de sabores, a gastronomia amazônica é uma experiência que promove sustentabilidade, diversidade e valorização cultural.
Festivais gastronômicos e premiações que celebram os sabores da floresta têm impulsionado o mercado internacionalmente. Em 2021, o renomado chef Alex Atala, reconhecido por difundir a alta gastronomia amazônica, participou da Mostra de Artesanato da Região Norte, evento organizado pelo Sebrae em parceria com a Associação dos Sebrae Estaduais (Abase). Na ocasião, ele destacou a importância de valorizar a culinária regional.
“O mundo inteiro conhece o nome Amazônia, mas poucos conhecem seu sabor. Infelizmente, há mais brasileiros que conhecem Miami do que Manaus, por exemplo. Precisamos prestigiar nossas riquezas de maneira respeitosa, reconhecendo toda a arte e criatividade da região. Não existe gastronomia sem bons ingredientes, e não há bons ingredientes sem valor, sem respeito ao meio ambiente e sem respeito entre quem prepara e quem degusta”, afirmou Atala.
O chef também ressaltou a necessidade de investir nos micro e pequenos negócios, responsáveis por impulsionar o turismo e a gastronomia na região Norte. Embora o agronegócio seja uma grande potência no Brasil, ele defendeu que é essencial criar mecanismos de valorização para fortalecer os pequenos produtores e garantir que a riqueza da Amazônia seja preservada e reconhecida.
Texto: Caio Vinícius Vilaça
Fotos: Tácio Melo, Janailton Falcão e Tadeu Rocha/Amazonastur