Todos sabem que os primeiros presentes de Natal foram ofertados pelos reis magos ao menino Jesus no dia do seu nascimento.
Essa tradição de darmos presentes nessa data surgiu em razão desses presentes que os reis levaram até o encontro no lugar onde estava o menino Jesus.
Baltazar, Belchior e Gaspar levaram de presente: o ouro, a mirra e o incenso.
OURO – Simbolizava as riquezas da realeza e a proteção de Deus.
MIRRA – A mirra em óleo foi ofertada para fazer a limpeza do corpo de Jesus e protegê-lo de doenças.
INCENSO – O incenso foi levado para dar proteção através da crença, da fé e da oração.
Não sabemos ao certo quando surgiu à tradição natalina de presentear, são muitas as histórias, mas foi o papa Libério que a oficializou, em 354 d.C.
Existe também a história de um bispo que levava presentes para as crianças de famílias carentes, e também jogava saquinhos de moedas pela chaminé de suas casas. Ele era o São Nicolau que é homenageado com um dia especial, o dia 6 de dezembro.
Os anos se passaram e essa tradição foi se espalhando pelo mundo, onde hoje em dia temos muitas trocas de presentes, mas não esqueça que o melhor presente é a gratidão, o amor, a alegria, o carinho, o respeito, a solidariedade, a empatia e a fé em Deus.
E nunca esqueça do aniversariante do dia, Jesus Cristo que morreu por nós crucificado e ninguém fez nada para defendê-lo. Aproveite esse mês e reflita sobre as suas atitudes, se você está agindo conforme Ele nos ensinou ou apenas está comprando presentes e dando para o outro.