Coronavirus: UEA trabalha para antecipar formatura de médicos, enfermeiros e dentistas

A medida de carácter especial, tem como objetivo aumentar a capacidade de atendimento das unidades públicas, neste tempo de agravamento da pandemia

Buscando ampliar a oferta de profissionais de saúde disponíveis para atuar no enfrentamento à segunda onda da pandemia do novo coronavírus (Covid-19) no estado, a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) trabalha na colação de grau antecipada de médicos, enfermeiros e dentistas.

Segundo a assessoria de imprensa da UEA, na segunda-feira 18/01 será anunciada a quantidade de profissionais de saúde que entrarão ao mercado para aumentar a capacidade de atendimento das unidades públicas, especialmente aquelas que estão recebendo pacientes suspeitos e confirmados de coronavírus, neste tempo de agravamento da pandemia.

Ainda de acordo com assessoria, a UEA está realizando um trabalho minucioso porque para a antecipação da formatura o estudante tem que haver cumprido a carga horária mínima de 75% do estágio curricular obrigatório de seu curso.

Colação em caráter especial é opcional, pela segunda vez 

Em abril 2020, a UEA publicou a resolução (nº 07/2020) que permitia a antecipação da formatura de 79 médicos, 28 enfermeiros e 21 farmacêuticos. A outorga de grau dos três cursos, que aconteceria somente em agosto 2020, foi feita nesse mês de abril, em caráter especial.

Naquela vez, o reitor da UEA, Cleinaldo Costa, diz que a colação em caráter especial é opcional para o formando, uma vez que, ao aderir à antecipação, o novo profissional assume o compromisso de atuar na rede pública de saúde por 180 dias (seis meses).

“Em um momento crítico, é uma oportunidade de colocar a serviço alunos que já estão praticamente finalizando os cursos, com o compromisso de aprendizado em serviço por 180 dias, vinculados à rede do Sistema Único de Saúde, por meio das secretarias estadual e/ou municipal de Saúde (Susam e Semsa). Eles estarão vinculados por 180 dias, num cenário construído pelo Governo do Estado do Amazonas, de modo que possam ser absorvidos e apoiar essa luta contra o Covid-19”, ressaltou Cleinaldo Costa em abril.

Sem previsão

O reitor da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Sylvio Puga, informou que no que diz respeito à antecipação da formatura de alunos da área da saúde, ainda estão em conversações e está semana será feita outra reunião. “Não temos previsão”, frisou.

“Alunos estão buscando meios de judicializar a questão para anteciparem a colocação. A UFAM também se planejou para antecipar as formaturas, porém, com a segunda onda do coronavirus, as aulas precisaram ser interrompidas e os formandos não conseguiram concluir os 75% do estágio obrigatório”, divulgou A Crítica.

Texto Dulce Maria Rodriguez

Fotos: Divulgação

Post Author: Agro Floresta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *