Começou nesta sexta-feira (29) a Construnorte 2024, maior evento da construção civil da região Norte. Realizado em Manaus, o evento reúne 100 estandes, palestras de especialistas e debates sobre temas essenciais, como inovação, tecnologia e sustentabilidade.
O presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Amazonas (Sinduscon-AM), Frank Souza, destacou a importância do evento para o setor:
“A nossa ideia aqui é promover realmente a construção civil, trazer inovação, industrialização, tecnologia, startups, tudo aquilo que melhora o processo da construção civil. Estamos discutindo planejamento de obras, segurança em contratos, além de materiais leves, pesados e sustentáveis.”
Souza enfatizou ainda o papel da sustentabilidade no setor:
“Hoje, temos produtos que reduzem o consumo de energia, como placas solares, além de materiais biodegradáveis que não agridem o meio ambiente. Essa é uma das grandes discussões do evento.”
Programação de Destaque
O primeiro dia começou com uma série de palestras no palco principal. Às 15h15, Julieta Almeida, gestora regional da Mundial Esquadrias, abordou o tema “Esquadrias de PVC Alto Padrão, Qualidade e Sustentabilidade na Construção”. Logo depois, às 16h, a AM Tech apresentou “Soluções Sustentáveis na Construção Civil”, trazendo caminhos para edificações com menor pegada de carbono e maior durabilidade.
Um dos painéis mais esperados reuniu engenheiros renomados, como Frank Alberto Araújo, da AM Tech; Ronaldo Oliveira, da Polipiso do Brasil; Gisele Paiva, da MC Bauchemie; e Felipe Lima, da ADPAT, para discutir inovações no setor.
Já às 17h15, o segundo painel contou com a presença de Alzira Miranda, presidente do CREA-AM, e Fabrício Santos, presidente do CAU-AM, além de outros especialistas. Para encerrar o primeiro dia, às 20h15, Deborah Batista Cabral, da Tuboaços, apresentou a palestra “Jato de Água e Construção Civil”.
Sábado Repleto de Debates
A programação continua neste sábado (30) com destaque para a palestra de Ricardo Avena, da Prysmian, sobre “Inovação e Sustentabilidade: Desafios das Redes de Energia e Comunicações”. Às 16h, a Manaus Block discute os benefícios do uso de blocos de concreto na construção, enquanto, às 17h30, Constantino Bueno Frollini, da Sindcer, aborda “Alvenaria Cerâmica e Suas Atualizações”.
Encerrando o dia, o engenheiro Kassem Assi apresenta a palestra “Desvendando a Impermeabilização nas Obras de Engenharia”, às 18h15.
A Construnorte 2024 se consolida como uma plataforma essencial para o setor da construção civil, unindo inovação e sustentabilidade com foco em soluções práticas para os desafios do presente e do futuro.
Texto e Fotos: Sandrine Moraes
Edição: Beatriz Costa