O ansioso observa e pensa demais, vê o que ninguém vê, e ao mesmo tempo também cria cenários em sua cabeça, muitas vezes não consegue identificar o que é real ou não, e ficam acelerados e angustiados por causa disso tudo.
Não conseguem deixar para resolver nada depois, principalmente quando se trata de algo que nos feriu, e quando o outro não quer conversar com ele naquele momento, ele acaba pensando sempre no pior. Vão guardando e engolindo tudo, até o momento que aquilo o sufoca. Às vezes não precisa acontecer nada muito grave, pode ser uma besteira, mas acaba sendo a gota para transbordar suas emoções. Quem vê de fora pensa que foi do nada e que é vontade de chamar a atenção, mas acredite: “Nada acontece do nada!”
Fique atento aos sintomas de ansiedade e procure um psicólogo ou um psiquiatra.
Alguns alimentos que podem diminuir a ansiedade:
BANANA – Ajuda a produzir serotonina e é capaz de reduzir os sintomas de ansiedade.
AMÊNDOAS – Fonte de vitamina E, magnésio, fibras, proteínas e gorduras saudáveis, que ajudam a reduzir a fome.
VEGETAIS CRUS – São baixos em calorias e possui muitas fibras para ajudar a nos satisfazer.
IOGURTE GREGO – Reduz a pressão arterial e nos fornece vitaminas B6 e B12, magnésio, cálcio, potássio e proteínas.
GELATINA SEM AÇÚCAR – Ajuda a nos manter hidratados e a sentirmos completos, sem fornecer muitas calorias.
AVEIA – Estimula a serotonina e é fonte de vitaminas do complexo B, magnésio, fibras, e reduz a ansiedade.
A ansiedade está ligada com a preocupação excessiva com o futuro, com o que poderá acontecer amanhã ou no próximo final de semana, o ansioso se preocupa com o natal mesmo estando na metade do ano, é uma preocupação que aparece e ele não sabe como conter tudo isso. Também é caracterizada pelo aparecimento súbito de pensamentos disfuncionais e sintomas físicos bem preocupantes, como a falta de ar, a sensação de que o ar não passa e você vai sufocar de uma hora pra outra.
Alguns pensamentos comuns em pessoas ansiosas:
– “Será que eu falei algo de errado”. Isso está relacionado à preocupação excessiva com o futuro, com o que vai acontecer lá na frente.
– “Acho que estão falando mal de mim”. Ele tem uma necessidade constante de se preparar para o pior, devido aos altíssimos níveis de preocupação que a ansiedade provoca.
– “Por que eu estou chorando de novo”. Outro sintoma do ansioso é o choro com freqüência sem motivos aparentes, como uma forma de aliviar a tensão excessiva. Ele está muito bem e começa a chorar por causa de seus pensamentos.
– “Acho que vou passar vergonha”. Muitas vezes relacionado a um trauma ou situação extremamente desagradável que ainda não foi ressignificado.
– “Parece que vou explodir”. Um pensamento ocasionado por conta do sintoma freqüente de estar sempre com os nervos à flor da pele.
– “Parece que vou ter um ataque do coração”. Por conta das dores no peito, sensação de falta de ar, de sufocamento e formigamento é muito comum que se confunda com um infarto.
– “O que eu estava fazendo? O que eu ia fazer? Pensamento freqüente muito ligado às dificuldades de concentração e problemas de memória ocasionados pela ansiedade.
– “Acho que vai dar tudo errado”. ” Eu não vou conseguir.” Pensamentos relacionados a catástrofes e sentimentos intensos de medo causado pela ansiedade.