Conheça os benefícios da semente de PAPOULA, além de ser uma linda flor com alguns significados especiais

 

A plantação de papoula faz parte do mundo agrícola desde a antiguidade, tendo sido mencionada nos primeiros relatos gregos e romanos. A papoula é uma flor abundante no Hemisfério Norte, cultivada para ornamento, ópio e alimentação.

Uma flor que pode significar falsa paixão, sonhos, extravagância, fertilidade e ressurreição.

Muito conhecida pelas suas belas cores e pétalas delicadas, podendo ser vermelhas, alaranjadas, amarelas, rosadas, azuis, lilases ou brancas. A maioria tem apenas uma flor em cada caule, ela se fecha à noite e se abre pela manhã. Quando o solo está seco a vagem se abre, e as inúmeras sementes pequenas que estavam dentro dela caem no chão.

 

Há um tipo de papoula cujas sementes, depois de secas, têm um gosto parecido com o da noz. As sementes são muito usadas em pães, massas bolos, tortas, salada de frutas, compotas, biscoitos e produtos assados.

As sementes quando processadas em laboratórios farmacêuticos dão origem a DROGAS analgésicas, bastante úteis na medicina, porém perigosas se utilizadas fora dos hospitais, sendo altamente tóxicas.

A papoula está fortemente ligada ao ÓPIO, já que este é o látex do fruto da flor, enquanto ainda está maduro

 

Este látex é bastante semelhante ao da seringueira, no entanto possui propriedades diferentes, sendo que o extrato da papoula contém morfina, codeína, papaverina e outras substâncias.

O ópio é retirado da planta enquanto ela ainda está verde, enquanto que as sementes são extraídas quando a planta já se encontra seca.

No EGITO antigo eram muito valorizadas e utilizadas para a produção de ópio, que ajudava  a acalmar as pessoas e a fazer com que elas dormissem melhor.

 

Na MESOPOTÂMIA doenças como a insônia e constipação intestinal eram sanadas com infusões feitas com a papoula.

HIPÓCRATES foi um dos primeiros a descrever os efeitos medicinais da papoula para tratar diversas doenças.

O cientista alemão FREDERICK SERTUENER, em 1803, constatou que os vários princípios ativos de papoula produziam efeitos diversos. Do ópio se obteve a morfina, utilizada como componente em medicamentos alopáticos para casos de dores intensas e muito fortes.

 

Benefícios de usarmos as sementes secas de papoula:

– Ajuda na prevenção de doenças cardíacas

– Auxilia na manutenção e desenvolvimento ósseo

– Evita a constipação e outros problemas digestivos

– Melhora a função cerebral

– Ajuda a combater a insônia

– Auxilia na produção de glóbulos vermelhos

– Trata asma e tosse.

Escritora

Márcia Ximenes Nunes Chaiben

Post Author: Márcia Ximenes Nunes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *