No Natal de 1998, um grupo de amigos decidiu transformar o espírito natalino em uma ação concreta de solidariedade. Com bolas e bonecas compradas no centro de Manaus, encheram uma camionete de presentes e, na noite do dia 24, saíram pelas ruas entregando esses presentes para crianças em situação de vulnerabilidade.
A emoção de levar alegria àquelas crianças foi tão marcante que o grupo decidiu repetir o gesto nos anos seguintes, criando o que viria a ser chamado de “Amigos do Papai Noel”.
Em 26 anos de campanha, mais de 200 mil crianças carentes já foram presenteadas, e o movimento continua crescendo, com novos voluntários se juntando à causa. A fundadora do grupo, Denise Kassama, explica:
“Em sua fase operacional, a campanha mobiliza cerca de 50 voluntários, que chegaram ao grupo de diversas maneiras: convidados por amigos que já integram o grupo ou pela repercussão nas mídias. Ao longo do ano, o grupo realiza feijoadas e outros eventos que garantem a arrecadação principal. Complementarmente, algumas empresas e simpatizantes colaboram com recursos que ajudam a atingir a meta.”
Neste ano de 2024, o grupo passou por 30 comunidades. Em 5 dias de operação, montaram 700 kits de higiene bucal, que foram destinados às crianças das comunidades ribeirinhas e rurais.
Texto: Sandrine Moraes
Fotos: Divulgação/Arquivo Pessoal