Já estão abertas as inscrições para o Prêmio CNA Brasil Artesanal 2025 Geleias. Fruto de uma parceria entre Embrapa Agroindústria de Alimentos, Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital/SAA-SP) e Sebrae, o concurso é destinado a quem produz nacionalmente até 50 toneladas de geleia por ano.
Serão dez premiados nas categorias geleias simples e geleias mistas, que receberão valores entre R$ 4 mil e R$ 12 mil. Os três primeiros colocados em cada categoria ainda receberão selo de participação (ouro, prata e bronze, conforme a classificação). Pelo regulamento, são consideradas simples as geleias produzidas apenas com uma fruta ou hortaliça, enquanto são consideradas mistas as geleias que contêm diferentes frutas, hortaliças, especiarias e condimentos.
Na 1ª etapa da seleção, as amostras inscritas serão submetidas a um processo de avaliação por um Júri Técnico, formado por especialistas reconhecidos nacionalmente, com experiência na avaliação técnica de qualidade de geleia. Desse júri, três são as pesquisadoras Renata Torrezan, Virgínia Martins da Matta e Daniela de Grandi Freitas Sá, da Embrapa Agroindústria de Alimentos.
Os critérios avaliados serão: cor, aroma, sabor, consistência e conjunto. Dez produtos serão selecionados nessa primeira etapa e submetidos em seguida a um Júri Popular, composto por pessoas anônimas.
A pontuação de cada produto será composta por 40% da avaliação do júri técnico, que definirá os cincos melhores de cada categoria, 50% da avaliação do júri popular, a partir da degustação dos dez classificados, e 10% da história do produto.
A origem da matéria-prima pode garantir mais 10% de pontuação extra aos participantes. Isso porque os(as) produtores(as) de geleias que cultivem matérias primas essencial para fabricação de seus produtos, receberão um bônus de 10% sobre a sua pontuação final.
O Prêmio CNA Brasil Artesanal é realizado desde 2019. Já foram realizados concursos para produtores de chocolates, queijos, salames, cachaças, charcutaria, azeites e vinhos, cafés especiais, mel e cerveja.
Acesse o regulamento e faça a sua inscrição.
*Embrapa