Como era o Carnaval antigamente e conheça um pouco de sua origem

“Tanto risoÓ, quanta alegria!Mais de mil palhaços no salãoArlequim está chorandoPelo amor da ColombinaNo meio da multidão

Vou beijar-te agoraNão me leve a malHoje é carnaval”

Máscara Negra – Canção de Zé Keti

 

No Carnaval de antigamente tinha desfiles pelos bairros das cidades, vários blocos carnavalescos com pessoas da família, amigos, vizinhos, faziam camisetas iguais para se identificarem e depois da meia noite iam para os clubes pular Carnaval.

Sempre ao som das bandinhas que cantavam aquelas músicas antigas e conhecidas por todos, e passavam a noite se divertindo no salão. No dia seguinte se dormia até o meio dia ou à tardinha, repondo as energias porque a noite tinha tudo de novo.

As fantasias eram de índio, havaianas, pijamas, máscaras coloridas e macacão que se usava pra trabalhar em posto de gasolina, e tinha que pedir o macacão emprestado bem antes do Carnaval.

Dessa maneira se divertiam muito, também tinha o desfile de escolas de samba e, depois que acabava, chegava a hora de ficar de quarentena, não tinha mais nenhum tipo de baile na cidade e todo mundo ficava esperando o baile da Páscoa nos clubes.

A palavra Carnaval é originaria do latim, carnis levale, que significa “retirar a carne”. Esse sentido está relacionado ao jejum que deveria ser realizado durante a Quaresma e também ao controle dos prazeres mundanos, uma tentativa da Igreja Católica de controlar os desejos dos fiéis.

Mas como nem tudo no Brasil é sobre religião, política e futebol, o Carnaval é a maior festa popular do nosso país,  muito marcada pelas lindas fantasias, desfile de escolas de samba, passagens de blocos, afoxés, frevos, maracatus, cordões, marchinha, festa de salão, samba, bateria, bonecos gigantes, rainhas, carros alegóricos, enfim muito samba no pé, diversão, concursos e para quem não gosta de tudo isso, aproveitam o feriadão de quatro dias para irem acampar e pescar nos rios, curtir uma praia e até mesmo ficar em casa vendo filme na Netiflix.

Essa festa chegou ao nosso país durante a colonização e também é realizada em outros países pelo mundo. A história conta que o Carnaval pode estar relacionado com algumas festas de origem greco-romana dedicada ao deus do vinho, Baco (ou Dionísio, para os gregos). Nos eventos, as pessoas costumavam embriagar-se, comer muito e entregar-se aos prazeres da carne.

Escritora

Márcia Ximenes Nunes Chaiben

Post Author: Márcia Ximenes Nunes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *