Agro Floresta Amazônia – Principais Notícias do Agro!

Comitiva do Ministério da Defesa vistoria obras do Programa Calha Norte em São Francisco do Guaporé

Os engenheiros iniciaram a vistoria na escola municipal Regina Almeida (Foto: Letícia Gama/ Portal Agro Floresta Amazônia)

No segundo dia de vistorias das obras conveniadas pelo Programa Calha Norte em Rondônia (leia aqui a matéria sobre o primeiro dia), uma equipe de engenheiros civis e técnicos do Ministério da Defesa foram até o município de São Francisco do Guaporé (distante 603 quilômetros de Porto Velho) para a verificação dos projetos realizados pela prefeitura da cidade. 

Dentre as obras avaliadas, estava a construção do pavilhão administrativo da Escola Municipal Regina Almeida de Araújo e a cobertura de sua quadra poliesportiva. A vice-diretora da instituição de ensino, Neile Anne Santos destacou que, com o novo pavilhão, mais salas de aula foram desocupadas para novos alunos e salientou os benefícios da cobertura da quadra poliesportiva para a região como um todo: “A nossa quadra era descoberta. Quando o professor de educação física tinha que dar aula prática, era no sol, na chuva e aí agora ela está coberta, iluminada, com proteção, com arquibancada, né? Então beneficiou não só a escola, mas também a comunidade. A escola e a comunidade usam” explicou.

O secretário de educação do município, Márcio Souza Magalhães deu destaque ao papel do programa na qualidade das obras que são realizadas: “O espaço ficou adequado, climatizado, amplo […] Conseguimos fazer também a parte da direção da escola, a parte da orientação, enfim, tudo isso só foi possível com o apoio do Calha Norte”. 

Márcio Souza citou ainda que a parceria com o programa Calha Norte é muito oportuna para o desenvolvimento do município, “não tem projetos e investimentos apenas na secretaria de educação, […] mas temos também na ação social, na pavimentação e acredito que outros mais. Então é de fundamental importância para o atendimento deste município a nossa população em geral.” 

Ainda na terça-feira (09), foi vistoriado um investimento do município para a assistência social da cidade. A casa de acolhimento Criança Feliz estava sediada há alguns meses em um prédio alugado pela prefeitura e já chegou a atender 18 crianças em vulnerabilidade social, porém agora, com o auxílio dos recursos destinados pelo programa, a cidade possui um prédio que em breve receberá os acolhidos, contando inclusive com um banheiro adaptado na estrutura para pessoas com deficiência.

A secretária adjunta de assistência social do município, Jane Costa Sato, salientou que todos estavam aguardando com ansiedade a construção da unidade de atendimento que beneficiará crianças e adolescentes em situação de risco, seja por morar na rua ou estarem afastados da família por motivos judiciais. A unidade prestará apoio a esses jovens com moradia e atendendo suas necessidades de saúde, alimentação, lazer e educação.

“Para nós, nesse momento, ter esse espaço para nossas crianças vai ser muito bom, é uma coisa muito esperada a muito tempo […] eu acredito que em mais 4 meses a gente já vai conseguir equipar todo o ambiente para então trazermos nossas crianças”, explicou a secretária.

Além das obras em prédios municipais, a cidade também recebeu recursos que foram destinados à pavimentação de loteamentos e construção de calçadas para um melhor deslocamento da população.

Forte Príncipe da Beira

(Foto: 6º Batalhão de Infantaria de Selva)

No mesmo dia, o General de Divisão Ubiratan Poty e sua comitiva fizeram uma visita ao Real Forte Príncipe da Beira, base militar localizada à direita do rio Guaporé, no município de Costa Marques (distante 713 quilômetros de Porto Velho). Na ocasião, esteve presente o Comandante da 17ª Brigada de Infantaria de Selva (17ª Bda Inf Sl), General de Brigada Jorge Augusto Ribeiro Cacho. A comitiva foi recepcionada por 64 militares do 1º Pelotão Especial de Fronteira (1º PEF) que apresentaram as instalações e a história da Fortaleza para os visitantes.

(Foto: 6º Batalhão de Infantaria de Selva)

Logo após, a comitiva do Programa Calha Norte se deslocou até o município de Guajará-Mirim (tantos quilômetros de Porto Velho), onde foram recepcionados com um jantar no Clube de Oficiais Boinas Rajadas do Comando de Fronteira Rondônia (CMDO FRON RO/6º BIS).

Programa Calha Norte

O programa Calha Norte (PCN) foi criado pelo Governo Federal em 1985, com o objetivo de promover a ocupação e o desenvolvimento ordenado e sustentável da região amazônica, aumentando a presença do poder público nessas áreas, por meio de assistência à população e das forças armadas que são responsáveis pela defesa e a manutenção da soberania nacional.

O programa contempla até o momento 442 municípios, distribuídos em dez estados: Acre, Amazonas, Maranhão (parcial), Mato Grosso, Mato Grosso do Sul (faixa de fronteira), Pará (parcial), Rondônia, Roraima e Tocantins (parcial). Atualmente todos os municípios de Rondônia estão com obras conveniadas pelo Programa Calha Norte e as obras vistoriadas durante a visita beneficiarão mais de 1,5 milhão de habitantes que irão receber diariamente as políticas públicas financiadas pelo projeto.

Fotos: Letícia Gama/Portal Agro Floresta Amazônia e 6º Batalhão de Infantaria de Selva;

Sair da versão mobile