Os parlamentares da Comissão Temporária que trata sobre a situação dos Yanomami no Senado Federal vão ao Estado de Roraima na próxima quinta-feira (27) e ficam no Estado até sábado (29).
O objetivo da visita dos parlamentares, segundo o presidente da Comissão, senador Chico Rodrigues (União), é verificar in loco os trabalhos voltados para assistência hospitalar e sanitária aos indígenas e também aos trabalhos de retirada de garimpeiros ilegais do território da etnia.
“É necessária a presença dos senadores em área para saberem como está sendo feita a retirada (de garimpeiros). E ver a situação dos Yanomami, para que o relator possa fazer o relatório com as informações devidas e de forma competente”, disse o senador Chico Rodrigues.
Na última semana, os senadores foram a Roraima mas não conseguiram chegar até a localidade onde vive a etnia. Os parlamentares não puderam antrar após uma recomendação do Centro de Operações Especiais (COE) da Fundação dos Povos Indígenas (Funai), devido a um surto de malária na etnia.
O senador Hiran Gonçalves (PP)afirmou que a viagem que será feita e os trabalhos desenvolvidos pela Comissão estão sendo bem sucedidos.
“Nós ouvimos todos os lados e conhecemos muito bem toda a realidade que acontece em nossa política indigenista. E estamos preparando um relatório que vai contar essa história da presença garimpeira na região. A nossa finalidade é dar sugestões ao poder Executivo de medidas de médio e longo prazo para evitar que o que aconteceu na reserva volta a acontecer”, disse.