Belém (PA) – O Dia do Exército é celebrado em memória à Batalha dos Guararapes, ocorrida em 19 de abril de 1648, no estado de Pernambuco. Naquela ocasião, brancos, negros e índios se uniram para combater o invasor holandês.
O Comando Militar do Norte (CMN) celebrou os 376 anos do Exército Brasileiro nesta sexta-feira, 19 de abril, com uma cerimônia, realizada no 2º Batalhão de Infantaria de Selva (2ºBIS).
Na ocasião, personalidades civis e militares foram agraciadas com as Medalhas do Exército Brasileiro, do Serviço Amazônico; do Tributo à Força Expedicionária Brasileira
e da Ordem do Mérito Militar, além do Diploma de Colaborador Emérito do Exército Brasileiro.
Essas condecorações destinam-se a distinguir personalidades e instituições que tenham contruibuído de forma relevante com o Exército Brasileiro.
Destaque especial para a condecoração recebida pelo ex-combatente da Força Expedicionária Brasileira (FEB) 2º Tenente Veterano José Santana Baltazar. “Hoje tenho quase 100 anos de idade e o Exército nunca se esqueceu de mim. Essa honra que estou recebendo é um motivo de orgulho. Eu tenho essa lembrança para dar ao povo brasileiro”, destacou o Pracinha.
Durante a formatura, o Gen Guilherme, Comandante Militar do do Norte, destacou em suas palavras: “Hoje nós comemoramos 376 anos da primeira batalha em terras pernambucanas. Esse é um marco. O Exército é uma radiografia de toda a sociedade. É uma instituição democrática e hoje estamos todos de parabéns.”




*Comando Militar do Norte (CMN)