O Dia do Exército, 19 de abril, será celebrado nesta quarta-feira em Belém com uma cerimônia do 2º Batalhão de Infantaria de Selva (2ºBIS), às 9h30.
Na ocasião, personalidades civis e militares serão serão condecoradas, por merecimento e em reconhecimento aos serviços relevantes à sociedade paraense e aos serviços prestados ao Exército Brasileiro, com as seguintes Medalhas: Ordem do Mérito Militar (OMM), Exército Brasileiro (MEB), Serviço Amazônico (MSA) e Medalha Pacificador.
Esta solenidade é a última do general de Exército, Ricardo Augusto Ferreira Costa Neves, no cargo de comandante militar do Norte. Após oito meses à frente do CMN, o oficial-general segue para o Comando Militar da Amazônia (CMA), em Manaus.
No dia seguinte (20), o CMN passa a ser comandando pelo general de Exército Luciano Guilherme Cabral Pinheiro, que já comandou a 10ª Região Militar (10ª RM) com jurisdição no Ceará e Piauí e a Aviação do Exército, em Taubaté, São Paulo. Também já foi 1º subchefe do Estado- Maior do Exército, em Brasília, e chefe do Estado Maior do Comando Militar do Sudeste (CMS).
Dia do Exército
A semana comemorativa em alusão aos 375 anos do Exército Brasileiro teve início com uma apresentação da Banda no Shopping Grão Pará, no último domingo. Na segunda, uma celebração inter religiosa em Ação de Graças pelo Dia do Exército foi realizada no Quartel-General Integrado (QGI), em Belém.
O Dia do Exército, uma das datas mais importantes da Força Terrestre, celebra a épica Batalha de Guararapes, na qual brasileiros, brancos, negros e índios se uniram para expulsar, de Recife, o invasor holandês e criaram as bases de um Exército genuinamente brasileiro.
*Com informações do Comando Militar do Norte.